“O PT está de portas abertas para Dani Portela”, diz João Paulo
Deputado petista menciona possível aproximação, mas presidente do PT afirma que não há conversas
O deputado estadual João Paulo (PT) afirmou nesta terça-feira (13) que o Partido dos Trabalhadores está aberto para receber a deputada Dani Portela (PSOL), caso ela decida se aproximar da legenda. Dani passou por uma fase de conflitos internos no PSOL após as eleições municipais, o que levou alguns de seus apoiadores a deixarem o partido.
“O PT está de portas abertas para Dani. Há uma tendência natural de aproximação entre Dani e nós, por defendermos pautas parecidas”, afirmou João Paulo. No entanto, o presidente do PT em Pernambuco, Doriel Barros, ressaltou que, respeitando o vínculo de Dani com o PSOL, não há conversas em andamento para sua adesão ao Partido dos Trabalhadores.
Em resposta, Dani Portela reafirmou seu compromisso com o PSOL e descartou a possibilidade de mudar de partido. A deputada destacou que sua motivação na legenda foi renovada ao ver a atuação de Erika Hilton (PSOL) em temas como a PEC que propõe o fim da escala 6x1. “Não passa pela minha cabeça ir para o PT agora. Não há sequer discussão sobre minha saída do PSOL”, garantiu Dani.
Leia Também
• Divergências internas marcam PSOL em Pernambuco, afirma Dani Portela
• PSOL critica desfiliações de aliados de Dani Portela e expõe racha no partido
• Eleições Recife 2024: Dani Portela considera terceiro lugar "uma vitória muito grande"
Divergências Internas
No início do mês, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, Dani Portela comentou as tensões internas que têm marcado o PSOL, apontando para um clima de instabilidade e disputas entre diferentes grupos. Recentemente, seu marido, Jesualdo Campos, ex-dirigente do PSOL, e outros dois membros de sua equipe anunciaram sua saída da legenda por meio de uma carta divulgada nas redes sociais.
Dani Portela destacou que as crises internas não resultam apenas de divergências eleitorais, mas refletem questões estruturais e táticas dentro do PSOL. Segundo a deputada, o partido é historicamente marcado por uma democracia interna ativa, mas, nos últimos anos, alguns integrantes têm resistido a uma descentralização e expansão da legenda para além das regiões metropolitanas, sobretudo no interior do Nordeste e de Pernambuco.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.