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Ouvidoria do TSE recebe mais de 10 mil demandas no mês das Eleições 2024

No primeiro turno, quase metade dos atendimentos foi sobre consulta dos locais de voto

Resultado foi divulgado pelo TSE - TSE/Divulgação

A Ouvidoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu 10.467 demandas em outubro deste ano. Segundo o relatório mensal, o aumento foi de 63,67% em relação ao mês anterior, em que foram registrados 6.395 protocolos.  

A maior parte dos atendimentos foi realizada por telefone, com registro de 6.035 demandas, o que representa 57,66%. A internet foi o segundo meio mais procurado, com 3.884 registros (37,11%). Por e-mail, foram cadastradas 548 demandas (5,24%). 

No final de semana do 1º turno das Eleições Municipais 2024, foram registrados 1.988 atendimentos via telefone, sendo 906 sobre consulta ao local de votação e situação eleitoral (45,57%). Já no final de semana do 2º turno, foram registrados 204 protocolos telefônicos, sendo o principal assunto justificativa eleitoral, com 76 registros (37,25%).  

O estado que mais contabilizou demandas foi São Paulo, com 2.327 protocolos (22,23%), seguido do Rio de Janeiro, com 1.240 (11,85%). Já Roraima foi a unidade da Federação com menos registros: apenas 17 (0,16%). 

Respostas 
No mês de outubro, foram fornecidas 10.656 respostas à sociedade, incluindo as já concluídas e as remanescentes de outros meses. O tempo médio de resposta entre os setores varia de uma hora a sete dias.  

Denúncias 
A Ouvidoria do TSE também recebe denúncias relativas a crimes eleitorais, violência política e desinformação, entre outros temas. No mês da eleição deste ano, em 469 casos, a unidade orientou os denunciantes que recorressem ao Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral). Outros órgãos, como as zonas eleitorais e o Ministério Público Federal (MPF), também foram indicados pela Ouvidoria como destinos apropriados para certas demandas. 

Satisfação 
O índice de satisfação com o serviço prestado pela Ouvidoria do TSE neste mês de outubro foi de 76,82%, com destaque para o prazo de atendimento, considerado positivo por 87,39% das 436 pessoas que responderam à pesquisa. 

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