Ouvir para Mudar: Governo do Estado lança escuta popular para construção do Plano Plurianual
Governadora irá percorrer todas as regiões do estado para ouvir as demandas dos cidadãos
O Governo de Pernambuco lança, nesta segunda-feira (21), o Ouvir para Mudar, iniciativa de escuta popular para estabelecer os objetivos e as metas a serem seguidas pelo governo dentro dos próximos quatro anos. A primeira fase começa com o questionário que pode ser acessado através do site ouvirparamudar.pe.gov.br. O objetivo é incorporar as demandas e opiniões da população na formulação de diretrizes por meio da democracia participativa, em que os cidadãos têm a oportunidade de influenciar diretamente nas decisões de políticas públicas. Os resultados irão construir o Plano Plurianual (PPA) de forma participativa.
"É muito importante a gente acolher a sugestão de cada pernambucana e pernambucano, por região e área de interesse, para que a gente possa construir a nossa Lei Orçamentária Anual e nosso Plano Plurianual. Com isso, nós iremos garantir que cada região de desenvolvimento possa, de fato, ser transformada. Ninguém faz nada sozinho e nosso trabalho é fazer a diferença na vida das pessoas. Por isso, nós faremos visitas a cada uma das regiões para ouvir de perto o que cada cidadão tem a contribuir", ressaltou Raquel Lyra.
Para estar ainda mais próximo da população, serão realizados seminários regionais. Os fóruns participativos ocorrerão em todo o estado, do Litoral ao Sertão, permitindo maior interação entre os moradores das localidades com os governantes. Desta forma, o estado irá promover um debate regionalizado, a fim de influenciar diretamente no planejamento e o orçamento governamental e atendendo as demandas das mais diferentes áreas.
Leia Também
• Raquel Lyra debate investimentos para o Brasil em Washington
• Raquel Lyra empossa Cacau de Paula como secretária da Cultura
• Raquel Lyra participa, ao lado do deputado Eduardo da Fonte, de agenda no Hospital do Câncer de PE
Para garantir que as demandas da população sejam efetivamente consideradas na formulação de políticas públicas, esta primeira fase inicia com a submissão de propostas, onde cada cidadão poderá contribuir através do questionário online. A proposta pode partir de uma necessidade de ação, políticas ou serviços públicos de algo que o cidadão acredita que deve ser aprimorado pelo governo. Após esse momento, as propostas serão analisadas e categorizadas de acordo com temas, regiões ou grupos sociais.
"Esse é o primeiro estágio de escuta popular. Convidamos os cidadãos a contribuir com sugestões para os programas que farão parte do PPA 2024/2027. Essa primeira etapa faz parte de um processo mais amplo de participação da população. A sequência será a realização de eventos nas 12 regiões de desenvolvimento do estado, que contarão com a presença da governadora e de todo o secretariado e culminarão na construção de um PPA participativo", explicou secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques.
As contribuições dos pernambucanos serão discutidas com especialistas e órgãos governamentais para determinar de que maneira elas podem ser implementadas na prática. Sendo aceita, cada sugestão pode ser incorporada em um ou mais programas do PPA. A partir desta etapa, a proposta passa a fazer parte do planejamento governamental para o período de quatro anos e tem acompanhamento dos indicadores e metas estabelecidas por meio de relatórios públicos. Todo o processo conta com transparência e acompanhamento das análises.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.