Logo Folha de Pernambuco

Pastor Wellington quer transformar Pernambuco em um dos polos de tecnologia do país 

Candidato do PTB promete criar dois centros de pesquisa no Estado, um no Recife e outro em Petrolina

Foto: Divulgação

Criar dois centros de pesquisa em Pernambuco, sendo um no Recife e outro em Petrolina, no Sertão, focados nas temáticas de nanotecnologia, biotecnologia, novos materiais, fotônica, energias renováveis, agrotecnologia e ciências de dados aplicada à logística. A proposta é do Pastor Wellington, candidato ao Governo pelo Partido Trabalhista  Brasileiro (PTB) que pretende transformar o estado num dos principais polos de tecnologia do país. 

“Teremos a coragem de criar outros "Portos Digitais" de Pernambuco em outras áreas de atuação”, garante. Um dos passos será o fortalecimento do orçamento estadual para ciência, tecnologia e inovação, dentre outros meios, através do aumento do orçamento da Facepe. Além de centralizar na Facepe, a gestão dos fundos com obrigatoriedade de investimento em ciência, tecnologia e inovação, tais como oriundos da Lei de Inovação de Pernambuco (InovarPE), Prodepe, Proind e Proauto.

 

 

A proposta foi construída pela equipe técnica da campanha, formada por cientistas das principais universidades públicas de Pernambuco.

"Com essa proposta buscamos realizar a mesma transformação econômica e tecnológica que ocorreu em Campinas e São Carlos, importantes cidades de São Paulo. Essas cidades concentram dezenas de empresas de base tecnológica e geram milhares de empregos, além de concentrar diversas filiais brasileiras das maiores empresas internacionais, dispondo de inúmeros investimentos", argumenta o candidato.

Segundo ele, isso é possível devido ao impacto que importantes instituições de ensino e pesquisa da região promoveram, especialmente em áreas que produzem conhecimento e que mais avançam no comércio mundial. "Há muita diversificação entre as empresas que operam na região, mas boa parte delas pertence a segmentos que mais demandam tecnologia, como indústrias automobilísticas, setor de defesa, metalúrgicas, farmacêuticas, equipamentos médicos, de telecomunicações, de informática e de química entre outras.

Desta forma, a proposta é criar em Pernambuco condições científicas e tecnológicas para tornar Pernambuco um importante polo de empresas de base tecnológicas nas áreas onde nosso Estado tem reconhecido conhecimento científico.

Veja também

Newsletter