Logo Folha de Pernambuco

Paulo Câmara foi a estrela da posse solene de Danilo Cabral como superintendente da Sudene

Aplaudido a cada vez que seu nome era citado, ex-governador se colocou à disposição para fortalecer o Nordeste

Superintendente da Sudene, Danilo Cabral; presidente do BNB, Paulo Câmara e o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional Waldez Góes - Foto: Wesley D'Almeida/Divulgação

O presidente do Banco do Nordeste do Brasil, o ex-governador de Pernambuco Paulo Câmara, brilhou na posse do superintendente da Sudene Danilo Cabral na manhã desta segunda-feira, na  Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), na Ilha Joana Bezerra, área central do Recife.

Chamaram a atenção a quantidade de vezes em que foi aplaudido e os gritos de "governador", a cada vez que teve o nome citado. Isso aconteceu em, pelo menos, três momentos: quando foi anunciado para compor a mesa, ao ser chamado para pronunciar-se e durante o discurso do próprio Danilo Cabral. 

Paulo Câmara salientou, em seu pronunciamentos, a responsabilidade que Danilo Cabral tem pela frente:  "Vai fazer aquilo que já fez em todos os locais por onde passou. Trabalhar, formar equipes, fazer gestão e tirar os desafios do papel", listou.

“Eu fico muito feliz de poder participando dessa posse da Sudene, essa instituição que tem serviços prestados ao Brasil e ao Nordeste e cumprir um papel fundamental de pensar a nossa região num momento em que ninguém pensava. Infelizmente, o tempo passou e a Sudene teve esvaziamentos em cima de esvaziamentos, que culminaram inclusive na sua extinção em determinado momento", registrou.

Paulo Câmara ressaltou o compromisso do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em fazer todo o Governo trabalhar para reduzir as desigualdades, sejam elas sociais ou regionais. E enfatizou a decisão do petista de restabelecer o funcionamento da Sudene.

"A Sudene, hoje, é  uma instituição para o planejamento, para pensar o Nordeste não apenas no curto prazo, mas no médio e longo prazo para as próximas décadas e próximas gerações. Isso não é um trabalho fácil. É um trabalho que exige gestão, exige planejamento, que exige unidade de uma Região."

O ex-governador de Pernambuco relembrou a necessidade da criação do Consórcio Nordeste, em 2019, durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A iniciativa deu fôlego para que os gestores dos nove Estados tivessem a oportunidade de se articular e, unidos, trabalhar em favor do Nordeste.

"Vocês viram o trabalho que foi feito pelos governadores do Nordeste durante a pandemia. O Nordeste foi a região com a melhor taxa de mortalidade do país (aplausos). E isso foi feito graças ao diálogo, transparência e planejamento que foi feito. E agora essa unidade que já tinha a região, ela se fortalece. Se fortalece porque temos um presidente que tem a sensibilidade e compreensão de que o Nordeste pode avançar muito mais, e que o Nordeste vai avançar muito mais", disse.

Paulo Câmara presidiu o Consórcio Nordeste de janeiro a dezembro de 2022, quando deixou o Palácio do Campo das Princesas. Ele substitui o então governador do Piauí, Wellington Dias, hoje ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Hoje o Consórcio é presidido pelo governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB)

O presidente do BNB também se colocou à disposição do superintendente da Sudene, a fim de dinamizar os trabalhos e encontrar soluções para a região. "Vai contar conosco e com as instituições que atuam na região. Vai contar com o Banco do Nordeste, que é o braço operacional das políticas públicas de infraestrutura, da formação de desenvolvimento da indústria, do comércio e dos serviços, do turismo, do agronegócio, da agricultura familiar, parao grande e para o pequeno", reforçou.

Paulo Câmara, à frente do BNB desde 29 de março deste ano, declarou que o Banco do Nordeste já está cumprindo a sua missão. "E vai cumprir muito mais. Com a liderança do ministro Waldez (Góes), com a liderança do superintendente Danilo Cabral, para que a gente possa, já para 2024, fazer um planejamento, um planejamento daquilo que o Nordeste precisa. De diminuir as desigualdades, gerar oportunidades, reduzir a pobreza”, vislumbrou.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.

https://folhape.us21.list-manage.com/subscribe?u=059542355022c94958e301131&id=7d803d9d39

Veja também

Newsletter