PE terá 13.056 policiais nas ruas para eleições

Secretário de Defesa Social fala sobre os números empregados nesta eleição - Arthur Mota/Folha de Pernambuco
A Secretaria de Defesa Social (SDS) apresentou, na manhã desta quinta-feira (29), o esquema de segurança para as eleições municipais deste ano. O pleito está marcado para o próximo domingo (2), em todo o País. De acordo com a SDS, serão empregados 13.056 policiais militares e civis, um número 11% menor em relação ao pleito de 2014.

A operação da SDS contará com 12.111 policiais militares, sendo 6.185 na Capital e na Região Metropolitana do Recife (RMR) e outros 5.926 policiais no Interior.

Em relação à Polícia Civil, o efetivo é de 945, dentre os quais 171 delegados, 136 escrivães e 638 agentes. Além disso, 124 delegacias estarão de plantão em todo o Estado, sendo 22 na Capital e RMR e outras 102 no Interior.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, garantiu que, apesar da diminuição de 11% no efetivo, não haverá prejuízos para a população. Segundo o titular da pasta, quanto menos policiais empregados nas eleições, mais policiais estarão nas ruas. Ele também informou que foram feitos estudos dos últimos dois pleitos e mencionou o número de policiais.

A coletiva contou com as presenças de Henrique Melo, do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), que alertou sobre os crimes eleitorais; do Ministério Público de Pernambuco (MPPE); e do superintendente da Polícia Federal em Pernambuco, Marcello Diniz Cordeiro.

Cordeiro afirmou que a PF vem realizando trabalho em conjunto com a PM e a Polícia Civil e que desde o segundo semestre do ano passando a corporação acompanha o andamento das eleições.

Lei Seca
A SDS também informou que, a exemplo do que ocorreu nas eleições de 2014, a Secretaria não vai decretar a proibição do consumo de bebidas alcoólicas no Estado. A exceção fica por conta das cidades onde o juiz eleitoral considerar a medida necessária.

Com informações de Daniele Monteiro, da Folha de Pernambuco.

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová
STF

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová

Newsletter