PE terá 4.145 policiais nas ruas para o segundo turno
O efetivo será distribuído da seguinte forma: serão empregados 3.334 policiais militares nos municípios da Região Metropolitana. Na Polícia Civil, funcionarão 11 delegacias de plantão. Em Caruaru, serão empregados 584 policiais militares e 49 policiais civis. Também serão ativadas quatro delegacias de plantão. As quatro cidades ainda vão contar com o reforço de quatro equipes do Comando de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil.
"Nós vamos reforçar com 227 policiais. São 30 delegados, 30 escrivães, 167 agentes de polícia distribuídos em pelo menos 15 plantões. Oito são plantões ordinários - aqueles que funcionam em dias normais - em tem um incremento de sete plantões a mais. Além desse incremento, vamos pensar no reforço já planejado na Ceplanc com mais três turnos com delegados, agentes, escrivães, sem falar do apoio operacional do Comando de Operações e Recursos Especiais que vai atender sob comando da chefia da Polícia Civil. Todos nós estaremos baseados no CICCR, que é o comando de controle de toda a Secretaria de Defesa Social e instituições convidadas que vão atuar de acordo com a necessidade que vier a surgir no dia do pleito", afirmou o chefe da Polícia Civil, Antônio Barros.
Segundo Barros, toda e qualquer ocorrência deve ser atendida no plantão, seja ela uma eleitoral, seja uma ocorrência do dia a dia que chega aos plantões policiais.
O chefe da Polícia Civil também explicou sobre o funcionamento dos plantões. "É um plantão de 12 horas, com foco exclusivamente nas eleições, mas obviamente, os plantões ordinários continuam 24 horas normalmente. Agora, o plantão de eleição, as sete delegacias de plantão mais o reforço funcionam dentro das 12 horas do dia da eleição", afirmou.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos D'Albuquerque, declarou que o lançamento não será prejudicado por causa do esquema montado para as eleições.
"A Polícia Militar, a partir de hoje, vai estar presente nos locais de votação. É importante ressaltar que o lançamento ordinário não é prejudicado para que a gente garanta a segurança do cidadão, e através da garantir do pleito eleitoral seguro, nós fazemos reforço com mais 3.918 policiais que são lançados nos pontos de votação e também no sistema de viaturas através de quadrantes que foram definidos, já com a experiência do primeiro turno", explicou.
No Recife, estarão de prontidão 2.070 policiais militares. Em Jaboatão dos Guararapes, vão atuar 779 policiais militares. Já Olinda receberá outros 485 policiais militares. A cidade do Agreste contará com 584 policiais militares.
Segundo D'Albuquerque, a expectativa é que o efetivo das eleições seja desmobilizado na segunda-feira (31).
Lei Seca
De acordo com o chefe da Polícia Civil, Antônio Barros, não foi notificada nenhuma determinação do Judiciário decretando qualquer Lei Seca nos municípios que terão segundo turno. "Então, não há determinação do Judiciário e também a Secretaria de Defesa Social não há nenhuma determinação nesse sentido", afirmou. A decisão fica a cargo do juiz eleitoral de cada município.