Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Pedido antecipado de aposentadoria acelera articulações da Assembleia para preencher vagas do TCE 

Auditório Eduardo Campos da Assembleia Legislativa de PernambucoAuditório Eduardo Campos da Assembleia Legislativa de Pernambuco - Foto: Divulgação

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Carlos Porto, 72 anos, dos quais 32 vinculados ao TCE, não apenas antecipou o pedido de aposentadoria em dois anos e meio. Ao anunciar sua decisão em sessão do pleno, na manhã de quarta-feira (3), antecipou ainda o prazo sugerido para que a conselheira Teresa Duere também deixasse o cargo antes - oficialmente ela sairá em julho.

A tentativa de acordo era que ambos se desvinculassem do tribunal até o próximo dia 20, e a Assembleia Legislativa indicasse de uma só vez os dois substitutos. Mas a conselheira, que é vice-presidente do tribunal, se aliou à governadora Raquel Lyra (PSDB) em defesa do nome de uma mulher para ocupar seu espaço. A missão caberia à deputada Débora Almeida, correligionária da chefe do Executivo que precisaria de mais tempo para fortalecer o nome da ex-prefeita de São Bento do Una.

Agora a governadora esbarra no bom momento do deputado Álvaro Porto na presidência da Alepe. Respeitado e benquisto pelos pares, Álvaro Porto, praticamente consolidou o nome do sobrinho - o advogado Eduardo Porto - como substituto do pai. E fortaleceu as costuras em torno do nome do deputado Rodrigo Novaes (PSB) para a vaga de Teresa Duere.

A quarta-feira (3)  foi de muita movimentação. Em plenário mesmo, logo após a sessão que aprovou o projeto de lei do Executivo autorizando pedido de empréstimos de R$ 3,4 bilhões, o presidente da Casa reuniu-se com Dani Portela, Eriberto Filho, Jeferson Timóteo, Joãozinho Tenório, José Patriota, Rodrigo Farias e o próprio Novaes. A conversa durou mais de dez minutos, e com alguns estendeu-se ao gabinete.

Paralelamente, os também candidatos ao TCE Kaio Maniçoba e Joaquim Lira apostavam ontem no tempo e na possibilidade de um "afunilamento", com a saída de alguns nomes do páreo. Mas não seriam eles. Ainda estão na disputa o deputado Francismar Pontes, o federal Guilherme Uchôa Júnior, e o ex-deputado Tony Gel.

 

Aplausos ao presidente
Antes da votação do projeto autorizando o pedido de empréstimos do Executivo a instituições financeiras - aprovado pelos 35 parlamentares em plenário - os deputados Joel da Harpa, João Paulo Lima e Silva, Sileno Guedes, Mário Ricardo e Dani Portela elogiaram a condução dos trabalhos pelo presidente da Alepe, Álvaro Porto, aplaudido após discurso em que ressaltou a união da Casa: "A Alepe cumpriu o seu regimento, acelerou a tramitação e desempenhou o seu papel com êxito".

 

SEGURANÇA O Grupo de Executivos do Recife (GERE) promove evento com palestra do secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, amanhã, no Spettus Premium, no Recife, a partir do meio-dia. A secretária de Defesa Social de Pernambuco, Carla Patrícia Cunha, também participa do encontro.

BRASÍLIA  O deputado Romero Albuquerque e sua mulher, a vereadora Andreza Romero, do União Brasil, participam hoje, na Câmara dos Deputados, de reunião que vai discutir o projeto Cadeia Para Maus-Tratos. À noite será instalada a Frente Parlamentar da Causa Animal.

Veja também

Newsletter