Logo Folha de Pernambuco

Pedido de empréstimos do governo Raquel Lyra será debatido em audiência pública nesta segunda-feira

Três secretários foram convidados para falar detalhar o projeto que pede autorização da Alepe

Governadora entregou pessoalmente projeto de lei à Assembleia Legislativa e respondeu a perguntas de deputados e deputadas - Foto| Alexandre Aroeira - Folha de Pernambuco

A Assembleia Legislativa de Pernambuco realizará nesta segunda-feira (24) uma audiência pública conjunta de três comissões – Constituição e Justiça, Fazenda e Administração – para discutir o Projeto de Lei 556/2023, de autoria do Governo do Estado, que pede a autorização da Casa para contrair empréstimo de R$ 3,4 bilhões em instituições bancárias internacionais e nacionais. A governadora Raquel Lyra (PSDB) levou pessoalmente a proposta ao Legislativo no último 17 de abril, mas a oposição alega que o texto precisa de mais esclarecimentos sobre o uso dos recursos que compromete toda a capacidade de endividamento do Estado.

A governadora justificou, entretanto, que o governo precisa captar esses recursos para ampliar a capacidade de investimentos em estradas, saneamento, saúde e segurança. “Há de se destacar que os recursos resultantes dos financiamentos autorizados serão obrigatoriamente aplicados nas despesas de capital, constantes do Plano Plurianual e dos orçamentos anuais do Estado”, diz um trecho da proposta enviada ao Legislativo.  

O deputado estadual Sileno Guedes (PSB) afirmou que o convite para a reunião foi direcionado aos secretários de Planejamento, Fabrício Marques, da Fazenda, Wilson José de Paula, e de Mobilidade e Infraestrutura, Evandro Avelar. Apenas um tinha confirmado presença à Alepe até o fechamento desta matéria - Fabrício Marques. O Projeto de Lei tem apenas duas páginas e foi apresentado para apreciação em regime de urgência. A justificativa da matéria tem 21 linhas.

Já o deputado Waldemar Borges (PSB) explica que o prazo regimental para apresentação de emendas parlamentares segue até o dia 4 de maio e precisa ser cumprido, o que desagrada ao governo, que pretende levar o projeto à votação nas comissões já nesta terça-feira (25).

“Temos prazo garantido pelo Regimento Interno até o dia 4 de maio para apresentar emendas. Esse prazo só pode ser dispensado pela unanimidade dos deputados. Acho que, só a partir da reunião desta segunda, é que teremos condições de avaliar o prazo que será necessário para votarmos a matéria. Mas não faremos isso como fez o PSDB no Senado, quando tentou obstruir por obstruir o empréstimo solicitado pelo prefeito João Campos (PSB)”, declarou Waldemar Borges.

De acordo com publicação no Diario Oficial do Estado, a reunião será realizada às 13h30, no plenarinho II, Deputado João Lyra. A convocação foi feita pelos deputados estaduais Antônio Moraes (PP), Débora Almeida e Joaquim Lira. Eles presidem, respectivamente, as comissões de Constituição e Justiça; Finanças, Orçamento e Tributação e Administração.   

A votação do projeto de lei está marcada por polêmicas. Além da falta de detalhamento sobre como os recursos serão utilizados, a matéria chegou à Alepe em regime de urgência, que exige a análise em 10 dias, 10 a menos que outros projetos ordinários. Sempre que o Governo Paulo Câmara enviava à Casa propostas em regime de urgência, de acordo com a líder da oposição, Dani Portela (PSOL), recebia críticas da então deputada Priscila Krause (União Brasil), atualmente vice-governadora de Pernambuco. Já o deputado Antônio Moraes, por sua vez, lembra que era prática corriqueira se aprovar matérias em regime de urgência na Alepe nas gestões passadas com o aval dos deputados do PSB. 

Veja também

Amazon inicia pré-venda do Novo Echo Show 15 para casa inteligente. Veja cinco funções e preço
TECNOLOGIA

Amazon inicia pré-venda do Novo Echo Show 15 para casa inteligente. Veja cinco funções e preço

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País
ADVOGADOS

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País

Newsletter