Logo Folha de Pernambuco

Pedro Campos defende que a Transnordestina precisa ser feita em sua completude

Pedro Campos (á esquerda) participa de reunião da Frente Parlamentar da Transnordestina, na Alepe - Foto: Lula Carneiro/Divulgação

A Frente Parlamentar em Defesa da Transnordestina, realizou, na segunda-feira (15), na  Assembleia Legislativa de Pernambuco, reunião para debater soluções para reinserção do ramal Salgueiro-Suape ao projeto da ferrovia, trecho que foi excluído no apagar das luzes do governo Bolsonaro. O deputado federal Pedro Campos (PSB) participou do encontro, que reuniu vários deputados pernambucanos das bancadas estadual e federal.

“A Transnordestina precisa ser feita em sua completude. Essa visão irá encontrar eco no governo federal, até porque foi o presidente Lula quem começou a ferrovia e eu tenho certeza que ele tem toda a intenção de achar soluções para essas questões. Esse é um projeto estruturador para o país, e deve ser guiado pelo olhar de integração do Nordeste e não de um projeto que se desfigure nesse sentido”, pontuou.

Vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Nordeste, o deputado ressalta a importância da frente como espaço de discussão na Câmara dos Deputados para colocar na pauta do Congresso Nacional projetos estruturadores para o Nordeste brasileiro, como é a Transnordestina. Pedro atenta para a necessidade de ampliar o olhar sobre a viabilidade desta obra.

“Essa luta precisa ser conjunta, entendendo que a viabilidade da ferrovia é uma viabilidade econômica. Viabilidade que, muitas vezes, depende de fatores que não cabem numa planilha, num papel nem na conta de uma concessionária privada, mas que para o país é um eixo de desenvolvimento, de integração e que precisa de aporte de recursos públicos, como ocorreu até hoje, onde mais de 80% dos recurso aplicados são de recursos públicos”, afirmou. 

Pedro protocolou na Câmara Federal requerimento para realização de audiência pública sobre a questão. “O nosso grande esforço em relação a esse debate é não fazer dele um espaço de disputa interna do Nordeste. Porque quanto mais a gente briga entre a gente, mas a gente se enfraquece. Discussões como essas são muito importantes porque trazem luz para diversas questões, com a junção de atores que precisam ser ouvidos”, ponderou.

Para o parlamentar, a convergência de esforços políticos será essencial para tirar a obra que esta, há mais de 10 anos, no papel. “Vamos colocar outros atores nacionais nessa mesa de discussão, com representantes do Ministério da Infraestrutura, do Ministério do Desenvolvimento Regional, os bancos que vão financiar, tanto do ponto de vista da concessão, quanto para as soluções possíveis para a execução do ramal Salgueiro-Suape. Dessa forma vamos somar ao debate realizado em Pernambuco ao debate nacional, para que a Transnordestina seja um projeto sobre integração nacional e não se transforme em disputa regional”, afirmou.

Veja também

Pesquisa mostra que cada vez mais franceses são a favor da imigração zero
EUROPA

Pesquisa mostra que cada vez mais franceses são a favor da imigração zero

Petróleo pode cair de US$ 5 a US$ 9 em 2025 com grande oferta e problemas da demanda
PETRÓLEO

Petróleo pode cair de US$ 5 a US$ 9 em 2025 com grande oferta e problemas da demanda

Newsletter