Pedro Freitas critica perda de protagonismo da Amupe e reforça candidatura à presidência
Prefeito também rebate declaração de Gouveia, seu principal adversário na disputa pela associação
De olho na presidência da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), o prefeito de Aliança, Pedro Freitas (PP), criticou a perda de relevância da entidade nos últimos anos e destacou a necessidade de mudanças na gestão.
Em entrevista à Rádio Folha FM 96,7 nesta sexta-feira (10), ele afirmou que a associação precisa recuperar o protagonismo em temas fundamentais para os municípios pernambucanos e reforçou sua candidatura à presidência da entidade, cuja eleição será realizada em fevereiro de 2025.
“A Amupe perdeu muito seu protagonismo. Isso não é uma crítica aos gestores que passaram por lá, mas uma constatação. Atualmente, quando comparamos com associações de outros estados, vemos que muitos temas importantes deixaram de ser trabalhados. Precisamos recuperar esse papel de liderança para auxiliar os municípios”, declarou Freitas.
O principal adversário de Pedro será o atual presidente da entidade e prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (Podemos), que busca a reeleição. Em declarações recentes, Gouveia destacou que a experiência administrativa é fundamental para liderar a associação. Freitas, no entanto, rebateu as falas e afirmou que sua proposta é de uma gestão focada no trabalho coletivo.
“Estamos falando de gestão, e eu não acredito num modelo centralizador, em que só o presidente toma as decisões. Isso nunca deu certo. Estamos discutindo montar uma chapa com prefeitos que tenham olhares participativos e contributivos, fazer uma gestão em conjunto, usar as diversas forças políticas e a pluralidade partidária para buscar soluções, sempre com foco na associação. Pedro não tem nenhum projeto paralelo; tem o projeto de ser prefeito de Aliança e fortalecer mais a Amupe”, enfatizou o prefeito
Freitas também defendeu que a eleição seja conduzida com tranquilidade e diálogo, ressaltando que não deve haver divisões entre os prefeitos associados. “Todos os prefeitos continuarão prefeitos e associados à Amupe. O importante é focar na união e no fortalecimento da associação, evitando um bate-chapa”, concluiu.
Leia Também
• Amupe convoca prefeitos recém-empossados para assembleia extraordinária
• Presidente da Amupe representa prefeitos e propõe comitê fixo em seminário estadual de gestores
• “Ser prefeito em 1º mandato não me desqualifica a disputar a Amupe”, reage Pedro Ermírio de Freitas
Calendário eleitoral
Uma assembleia marcada para a próxima terça-feira (14) deve avançar nas discussões sobre o calendário eleitoral da Amupe e temas como a implantação de um núcleo de engenharia para o desenvolvimento de projetos, mencionado por Freitas como uma das necessidades urgentes da associação.
Confira a entrevista completa abaixo:
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.