Pernambucanos buscam espaço no Congresso
Eleição na Câmara e Senado serão realizadas no dia 1º de fevereiro
No próximo dia 1º de fevereiro, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal realizarão eleições para renovar os espaços das Casas, incluindo as lideranças partidárias, as Mesas Diretoras e comando das comissões.
Nesse processo, parlamentares pernambucanos buscam protagonismo, ocupando posições estratégicas e reforçando a influência do Estado no cenário nacional. A maioria dos cargos é distribuída entre os partidos, seguindo critérios de proporcionalidade das bancadas e acordos políticos.
Leia Também
• Pedro Campos deverá ser o líder do PSB na Câmara dos Deputados
• Deputados pernambucanos assistem posse de Trump ao lado de Bolsonaro em Brasília
• Deputados esperam que criação de grupo do Governo estadual ajude a agilizar liberação de emendas
Espaços
O deputado federal Pedro Campos (PSB) deverá ser o líder do PSB na Câmara dos Deputados. O acordo teria sido firmado nos bastidores. O movimento coloca em destaque a ala pernambucana da legenda. Irmão de Pedro, o prefeito do Recife, João Campos, também é apontado como o favorito para assumir a presidência nacional do PSB a partir deste ano.
Ainda na Casa Baixa, dois deputados pernambucanos podem ganhar espaços na Mesa Diretora. O deputado federal Carlos Veras (PT) é um dos nomes mais engajados para ser o primeiro-secretário da Câmara dos Deputados. A vaga será destinada ao PT em razão da proporcionalidade partidária. A Primeira-Secretaria é uma das posições mais importantes da Câmara, responsável pela administração da Casa.
Atualmente, Veras coordena a bancada da corrente majoritária do Partido dos Trabalhadores na Câmara (Construindo um Novo Brasil - CNB), é vice-líder do PT e um dos coordenadores da bancada de Pernambuco no Congresso Nacional.
Outro nome de Pernambuco indicado pelo seu partido para assumir o cargo de 2º vice-presidente da Casa é o do deputado Lula da Fonte (PP) de apenas 24 anos.
Já no Senado Federal, a senadora Teresa Leitão (PT) está cotada para assumir a Comissão de Educação do Senado. O último político da legenda a atuar na comissão, foi Fátima Cleide (RO), escolhida no ano de 2010. Outra possibilidade é a petista ocupar a segunda vice-presidência do Senado.