Logo Folha de Pernambuco

Pernambuco publica emenda constitucional que viabiliza Ramal Suape da Transnordestina

Ferrovia Transnordestina - Hesíodo Góes/Arquivo/Folha de Pernambuco

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) publicou, na edição desta sexta-feira (10) do Diário Oficial da Casa, a emenda constitucional que concede ao Estado a permissão para exploração de concessões ferroviárias. Anteriormente, a proposta foi aprovada em dois turnos pelos deputados, em plenário. 

Com a emenda, poderá ser viabilizada a conclusão do Ramal Suape da Ferrovia Transnordestina. Em 2 de setembro, o Governo do Estado anunciou que o Grupo Bemisa, um dos maiores de exploração de minério do Brasil, será o parceiro privado da obra e investirá cerca de R$ 5,7 bilhões.

De autoria do governador Paulo Câmara, a proposta que deu origem à emenda concede ao Estado a permissão ou autorização para explorar infraestrutura e serviços de transporte ferroviário em todo o território pernambucano. 

Leia também:
Mineradora formaliza interesse em concluir Ramal Suape da Transnordestina
Transnordestina: Plenário da Alepe aprova em 2º turno PEC de Paulo Câmara que viabiliza Ramal Suape

"A exploração dos serviços públicos deve observar os princípios da eficiência, segurança, atualidade, generalidade e cortesia na prestação, na forma da Lei, precedida de procedimento que garanta publicidade, transparência e igualdade de acesso aos interessados", diz trecho da emenda, que já está em vigor. 

A  emenda constitucional é assinada pelo deputado Eriberto Medeiros, presidente da Alepe, e seus pares Aglailson Victor, Manoel Ferreira, Clodoaldo Magalhães, Pastor Cleiton Collins, Rogério Leão e Alessandra Vieira. 

As tratativas com o Grupo Bemisa vinham sendo feitas com o governo estadual desde 2019 para concluir o trecho estadual da ferrovia, cujas obras foram iniciadas em 2006.

A empresa, segundo o Governo de Pernambuco, pretende instalar um terminal de minério de ferro na ilha de Cocaia, em Suape, e escoar pela Transnordestina a produção de suas jazidas no Piauí. 

O ramal ferroviário da Transnordestina que faz a ligação entre Curral Novo, no Piauí, e o Porto de Suape, tem 717 quilômetros de extensão. 

Veja também

Barco chinês que zarpou da Rússia está no centro das suspeitas sobre corte de dois cabos submarinos
Suspeitas

Barco chinês que zarpou da Rússia está no centro das suspeitas sobre corte de dois cabos submarinos

Zeenix: conheça dos detalhes do PC portátil da TecToy que já está disponível em pré-venda
GAMES

Zeenix: conheça dos detalhes do PC portátil da TecToy que já está disponível em pré-venda

Newsletter