Pesquisa Datafolha: João Campos tem 80% dos votos validos. Confira o resultado

Em seguida, aparecem Gilson Machado (PL), com 10%; Daniel Coelho, com 6%; e Dani Portela, com 4%

Candidatos à Prefeitura do Recife - Reprodução/redes sociais

O Instituto Datafolha divulgou nova pesquisa neste sábado (5) que reafirma a liderança do prefeito do Recife, João Campos (PSB) na disputa eleição do Recife. O gestor possui 80% dos votos válidos na corrida eleitoral. Em seguida, aparecem Gilson Machado (PL), com 10%; Daniel Coelho, com 6%; e Dani Portela, com 4%.

Os demais postulantes, Tecio Teles (Novo) soma 0%; Ludmila (UP) e Simone Fontana (PSTU) tem 0%, e Victor Assis (PCO) não foi mencionado pelos eleitores entrevistados. Os votos válidos não levam em conta votos brancos e nulos. Para vencer a disputa em primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

A pesquisa ouviu eleitores presencialmente entre 4 e 5 de outubro, dias que sucederam o debate realizado pela TV Globo com os candidatos à Prefeitura do Recife. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Por ela, os candidatos Gilson Machado e Daniel Coelho estão empatados tecnicamente, o mesmo acontece entre Daniel e Dani Portela.

A pesquisa Datafolha foi realizada presencialmente com 1.674 pessoas de 16 anos ou mais no Recife, nos dias 4 e 5 de outubro. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo PE-08828/2024.

Também foi feita a pesquisa estimulada, quando são apresentados ao eleitor, na entrevista, o nome dos candidatos. O resultado divulgado pelo Instituto Datafolha garante João Campos à frente com 75%, Gilson Machado em seguida com 10%, Daniel Coelho com 5%, Dani Portela com 3%, Tecio Teles 0%, Ludmila Outtes 0%, Simone Fontana 0%. O candidato Victor Assis não foi citado na pesquisa.

Espontânea
O Instituto também levantou a intenção de votos espontânea, quando o nome dos candidatos não são apresentados e o eleitor cita o nome de quem pretende votar. O resultado foi João Campos na liderança com 64%, Gilson Machado com 8%, Dani Portela com 3%, Daniel Coelho com 3%, e a afirmação “no atual” com 1%. Outras respostas foram 9%, branco, nulo e nenhum 4% e 9% afirmaram que não sabiam em quem votar.

Rejeição
Uma das variáveis avaliadas numa eleição é a rejeição dos candidatos, quando eleitores expressam que não votariam de alguma forma em determinado postulante. O Datafolha também pesquisou esses número e divulgou o seguinte resultado: Gilson Machado em primeiro, rejeitado por 52% dos entrevistados, seguido por Daniel Coelho com rejeição de 39%. Dani Portela aparece com 33%, Ludmila Outtes com 25%, Tecio Teles com 24%, Simone Fontana com 22%, Victor Assis com 19% e João Campos com 9%. 

Os eleitores que rejeitam todos os candidatos e não votariam em nenhum pontuaram com 2%. Os que votariam em qualquer um e não rejeitam nenhum dos candidatos foram 1% na pesquisa, os que não sabem somaram 4%.

 

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail. 

 

Veja também

Ator Keanu Reeves gira com carro e termina em 25º em estreia nas corridas da Toyota GR Cup
automobilismo

Ator Keanu Reeves gira com carro e termina em 25º em estreia nas corridas da Toyota GR Cup

Filha de médico que assina laudo sobre Boulos diz que Marçal é "criminoso" e "mentiroso patológico"
ELEIÇÕES SP

Filha de médico que assina laudo sobre Boulos diz que Marçal é "criminoso" e "mentiroso patológico"

Newsletter