Logo Folha de Pernambuco

Pesquisa Datafolha: João Campos tem 80% dos votos validos. Confira o resultado

Em seguida, aparecem Gilson Machado (PL), com 10%; Daniel Coelho, com 6%; e Dani Portela, com 4%

Candidatos à Prefeitura do Recife - Reprodução/redes sociais

O Instituto Datafolha divulgou nova pesquisa neste sábado (5) que reafirma a liderança do prefeito do Recife, João Campos (PSB) na disputa eleição do Recife. O gestor possui 80% dos votos válidos na corrida eleitoral. Em seguida, aparecem Gilson Machado (PL), com 10%; Daniel Coelho, com 6%; e Dani Portela, com 4%.

Os demais postulantes, Tecio Teles (Novo) soma 0%; Ludmila (UP) e Simone Fontana (PSTU) tem 0%, e Victor Assis (PCO) não foi mencionado pelos eleitores entrevistados. Os votos válidos não levam em conta votos brancos e nulos. Para vencer a disputa em primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

A pesquisa ouviu eleitores presencialmente entre 4 e 5 de outubro, dias que sucederam o debate realizado pela TV Globo com os candidatos à Prefeitura do Recife. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Por ela, os candidatos Gilson Machado e Daniel Coelho estão empatados tecnicamente, o mesmo acontece entre Daniel e Dani Portela.

A pesquisa Datafolha foi realizada presencialmente com 1.674 pessoas de 16 anos ou mais no Recife, nos dias 4 e 5 de outubro. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo PE-08828/2024.

Também foi feita a pesquisa estimulada, quando são apresentados ao eleitor, na entrevista, o nome dos candidatos. O resultado divulgado pelo Instituto Datafolha garante João Campos à frente com 75%, Gilson Machado em seguida com 10%, Daniel Coelho com 5%, Dani Portela com 3%, Tecio Teles 0%, Ludmila Outtes 0%, Simone Fontana 0%. O candidato Victor Assis não foi citado na pesquisa.

Espontânea
O Instituto também levantou a intenção de votos espontânea, quando o nome dos candidatos não são apresentados e o eleitor cita o nome de quem pretende votar. O resultado foi João Campos na liderança com 64%, Gilson Machado com 8%, Dani Portela com 3%, Daniel Coelho com 3%, e a afirmação “no atual” com 1%. Outras respostas foram 9%, branco, nulo e nenhum 4% e 9% afirmaram que não sabiam em quem votar.

Rejeição
Uma das variáveis avaliadas numa eleição é a rejeição dos candidatos, quando eleitores expressam que não votariam de alguma forma em determinado postulante. O Datafolha também pesquisou esses número e divulgou o seguinte resultado: Gilson Machado em primeiro, rejeitado por 52% dos entrevistados, seguido por Daniel Coelho com rejeição de 39%. Dani Portela aparece com 33%, Ludmila Outtes com 25%, Tecio Teles com 24%, Simone Fontana com 22%, Victor Assis com 19% e João Campos com 9%. 

Os eleitores que rejeitam todos os candidatos e não votariam em nenhum pontuaram com 2%. Os que votariam em qualquer um e não rejeitam nenhum dos candidatos foram 1% na pesquisa, os que não sabem somaram 4%.

 

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail. 

 

Veja também

Petróleo sobe por riscos geopolíticos vinculados ao conflito na Ucrânia
Petróleo

Petróleo sobe por riscos geopolíticos vinculados ao conflito na Ucrânia

Sport pode conquistar três títulos no Pernambucano neste fim de semana; confira os confrontos
LEÕES DA BASE

Sport pode conquistar três títulos no Pernambucano neste fim de semana; confira os confrontos

Newsletter