Pesquisa Datafolha/Recife: João Campos lidera com 74% das intenções de voto

Em seguida, o ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL) aparece com 9%

Pesquisa Datafolha/Recife: João Campos lidera com 74% das intenções de voto - Walli Fontenele, Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

O atual prefeito do Recife e candidato à reeleição João Campos (PSB) está na liderança da disputa das eleições de 2024, segundo pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (5).

No cenário estimulado – em que são apresentadas as opções de candidatos ao entrevistado –, Campos fica com 74% das intenções de voto. 

Em seguida, o ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL) aparece com 9%, o ex-secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco Daniel Coelho (PSD) com 5%, a deputada estadual Dani Portela (PSOL) com 4% e a servidora pública Ludmila Outtes (UP) com 1%. 

Já o advogado Tecio Teles (Novo), a professora Simone Fontana (PSTU) e o jornalista Victor Assis (PCO) não pontuaram. Os votos “em branco, nulo ou nenhum” somam 4%. “Não sabem” representa 2%. 

Espontâneas 
Nas menções espontâneas, em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, o atual prefeito fica com 57% das intenções de votos. Em seguida, aparece Gilson Machado, com 5%; e Daniel Coelho e Dani Portela, ambos com 2%. 

As pessoas que falaram “no atual” representam 1%. A opção “outras respostas” teve 7%; “em branco, nulo ou nenhum”, 3%; e “não sabe”, 22%. 

Conhecimento
O nível de conhecimento dos entrevistados acerca dos candidatos também foi pesquisado pelo Datafolha. Dos oito postulantes, João Campos é o único conhecido por 100% dos pesquisados, seguido por Daniel Coelho (89%) e Dani Portela (54%).

Em quarto lugar, Gilson Machado aparece com 48%, à frente de Tecio Teles (44%), Simone Fontana (30%), Ludmila (22%) e Victor Assis (13%). 

Rejeição 
O levantamento também destacou quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Gilson Machado aparece com a maior rejeição (39%), seguido por Ludmila (35%), Daniel Coelho (32%), Tecio Teles (29%) e Victor Assis (28%). 

Em sexto lugar, Simone Fontana está com 27% de rejeição. Em seguida, Dani Portela (26%), e João Campos (8%).

A opção “votaria em qualquer um ou não rejeita nenhum” representa 3%. “Rejeita todos ou não votaria em nenhum” 2% e “não sabe” 6%. 

Para o levantamento, foram ouvidos 910 eleitores na capital pernambucana, entre os dias 3 e 4 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado pela TV Globo e registrado na Justiça Eleitoral sob o nº PE-05223/2024.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail. 

Veja também

Kamala diz a latinos que novo mandato de Trump fará EUA "retroceder"
Eleições EUA

Kamala diz a latinos que novo mandato de Trump fará EUA "retroceder"

PIB da Argentina cai 1,7% no 2º trimestre ante mesmo período de 2023
Argentina

PIB da Argentina cai 1,7% no 2º trimestre ante mesmo período de 2023

Newsletter