Pesquisa Folha de Pernambuco/Ipespe: Lula segue em primeiro lugar entre os eleitores pernambucanos
Petista se manteve com 61% e Bolsonaro caiu para 22%
A terceira rodada da pesquisa Folha/IPESPE também ouviu os pernambucanos sobre a intenção de voto deles para presidente da República. O petista Luiz Inácio Lula da Silva é o preferido por 61%. Já o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), é o escolhido por 22% do eleitorado do Estado. Ciro Gomes (PDT) está com 5% e Simone Tebet (MDB), 2%. Felipe D´Avila (Novo), Soraya Thronicke (UB), Léo Péricles (UP) e Pablo Marçal (PROS) não chegaram a pontuar.
Este último constou da lista da pesquisa estimulada porque no dia e horário do registro da pesquisa sua candidatura estava inscrita no TSE. Os nomes dos candidatos Constituinte Eymael (DC), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB) e Vera (PSTU) constavam na lista estimulada, mas não foram mencionados por nenhum respondente. Apenas 5% optaram por nenhum desses, branco ou nulo. E outros 5% não sabem em quem vão votar ou não responderam. O nível de conhecimento/interesse na eleição presidencial é muito maior. Somente 12% disseram que não sabem ou não responderam o questionário na pesquisa espontânea.
Leia Também
• Pesquisa Folha de Pernambuco/IPESPE começa refletir polarização nacional
• Pesquisa Folha de Pernambuco/IPESPE: Marília segue consolidando liderança
• Pesquisa Folha de Pernambuco/Ipespe: Teresa Leitão se isola na liderança
A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo PE-09209/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-07692/2022. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para cima ou para baixo. A pesquisa foi feita entre os dias 7 e 9 de setembro e ouviu mil pernambucanos em todo o Estado.
No primeiro levantamento, em julho, Lula tinha 62% das intenções de voto. Ele oscilou para 61% em agosto e, agora, manteve o mesmo percentual. Já Bolsonaro, em julho, tinha 20%. Chegou a 23% em agosto e oscilou um ponto para baixo dessa vez. Ciro Gomes, nas três pesquisas, se manteve com 5%. No início de julho, quando a primeira rodada foi divulgada, Tebet ainda não havia sido oficializada pelo MDB como sua candidata. Em agosto, ele ficou com 1% e, agora, alcançou 2%.