Pesquisa Folha/IPESPE: Diretora avalia cenário eleitoral de um possível segundo turno
O fato de Mano Medeiros (PL) estar à frente nos números e ter a menor rejeição são positivos
O cenário da pesquisa eleitoral IPESPE/Folha de Pernambuco de Jaboatão mostra que o atual prefeito, Mano Medeiros (PL), é o que tem a maior possibilidade de estar no segundo turno do pleito. Além de estar à frente das intenções de voto, ele possui outro ponto favorável: detém o menor percentual de rejeição (34%), enquanto Elias, Clarissa e Daniel ultrapassam os 40%.
Na avaliação da diretora Executiva do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), Marcela Montenegro, Mano liderar as intenções de voto é considerado um fato normal por dois motivos. “Geralmente, em cenários de eleição, os incumbentes levam vantagem, principalmente quando a avaliação não está negativa”, esclareceu.
Possibilidades
Na probabilidade de voto, no quesito “poderia votar”, Mano (20%) tem menos que Elias (23%), mas se for somado o potencial de votos (a junção do “com certeza votaria” mais “poderia votar”), Mano fica com 50% e Elias fica com 39%.
Leia Também
• Pesquisa Folha/IPESPE Jaboatão: Mano Medeiros lidera com 38% e disputa deve ir para segundo turno
• Pesquisa Folha/IPESPE/Jaboatão: atual prefeito tem 57% de aprovação no município
• Pesquisa Folha/IPESPE/Jaboatão: líderes políticos podem influenciar o voto do eleitor
Na pesquisa espontânea, o percentual de 47% de eleitores que não sabem em quem votar ou não responderam está alinhado com o grau de interesse do eleitor. “Só 37% dizem ter muito ou algum interesse na eleição. Essa é uma pista, por exemplo. [...]. O nível de interesse pouco ou nenhum fica acima de 60%. É um eleitor que ainda não se mostra tão engajado na eleição”, analisou.
Conhecimento
Ao avaliar a performance de Elias na pesquisa, Marcela diz que o percentual dele na probabilidade de voto “com certeza votaria” pode estar associado ao fato de o candidato ser ex-gestor do município.
“É importante a gente fazer essa leitura também porque ele já tem um eleitorado consolidado em função de as pessoas terem tido alguma experiência com ele”, afirmou Marcela.
Já Clarissa Tércio, para Marcela, é dos três nomes o que representa mais novidade. “É mulher, nunca foi gestora do município. Então, ela vem com esse sinal de novidade na campanha este ano em Jaboatão”, avaliou.