Logo Folha de Pernambuco

Pesquisa Folha/IPESPE Petrolina: atual prefeito também venceria no 2º turno

Apesar da pesquisa indicar vitória de Simão em 1º turno, também foi aferido eventual 2° turno

Prefeitura de Petrolina - Foto: Divulgação/Prefeitura de Petrolina

A segunda pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), em parceria com a Folha de Pernambuco, divulgada nesta quinta-feira (3), aferiu a simulação de um eventual segundo turno no município.

Apesar da pesquisa indicar uma vitória do prefeito de Petrolina e candidato à reeleição, Simão Durando (União Brasil) ainda no primeiro turno, o levantamento trouxe o cenário de enfrentamento entre o gestor municipal e o ex-prefeito Dr. Julio (PSDB), que aparece em segundo lugar na pesquisa estimulada.

Neste cenário simulado, Simão Durando lidera com 64% das intenções de voto, enquanto Dr. Julio aparece com 28%. Votos branco, nulo ou em nenhum dos candidatos somam 5%. Já 3% dos entrevistados afirmaram que não sabem ou não responderam.

Na primeira rodada de pesquisas, realizada entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, o atual prefeito tinha 62% das intenções de voto, contra 27% de Dr. Julio. Naquele levantamento, 7% dos eleitores indicavam voto em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos. Por outro lado, 4% não souberam ou não responderam.

Perfil do eleitor
A pesquisa também analisou o perfil do eleitorado de cada candidato neste cenário de enfrentamento. Entre os homens, Simão Durando tem 67% das intenções de voto, enquanto Dr. Julio conta com 26%. No eleitorado feminino, 62% apoiam Durando, contra 30% que preferem o ex-prefeito.

No recorte por renda, Durando lidera em todas as faixas salariais. Em termos de escolaridade, o candidato do União Brasil também possui maioria em todos os graus de instrução, sendo o maior percentual entre os eleitores com ensino superior (73%). Em relação à idade, Durando também ganha em todas as faixas etárias.

Expectativa
A pesquisa também mediu a percepção dos eleitores sobre quem acreditam que vencerá a eleição, independentemente do seu voto.

De acordo com os dados, 76% dos entrevistados acreditam que Simão Durando será reeleito (antes eram 75%), enquanto 16% apostam na vitória de Dr. Julio (11% no levantamento anterior).

Os demais candidatos, Odacy Amorim (PT), Lara Cavalcanti (PL) e Maria Clara (UP), aparecem com 1% de expectativa de vitória cada. Na amostragem passada, Lara Cavalcanti e Odacy Amorim tinham 1% de expectativa de vitória cada, e Maria Clara somou 0%. Dr. Marcos (Agir) não foi mencionado (0% no levantamento anterior).

“O (quesito) ‘quem vai ganhar a eleição’ consolida essa tendência de que a eleição vai se encerrar no primeiro turno, porque mesmo quem não vota no atual prefeito acha que ele vai ganhar. É um número muito superlativo (76% na pesquisa estimulada), e isso pode, de alguma maneira, demonstrar um possível comportamento até de voto útil, por exemplo. Durando abre uma distância muito grande da intenção de voto dele. Ele tem 55% das intenções de voto, e na expectativa de vitória ele ganha com (cerca de) 20 pontos”, analisou a diretora Executiva do IPESPE, Marcela Montenegro.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail. 
 

Veja também

FADE - CONC. 002.2024 - edital

FADE - CONC. 002.2024 - edital

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS

Newsletter