Logo Folha de Pernambuco

Pesquisa Folha/IPESPE/Caruaru: segundo turno repete cenário de acirramento; confira os números

Simulação de 2º turno também revela equilíbrio no embate entre Rodrigo Pinheiro e Zé Queiroz

Caruaru, no Agreste do Estado - Alexandre Aroeira/Arquivo Folha de Pernambuco

A pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) em parceria com a Folha de Pernambuco, divulgada nesta terça-feira (20), revela que o cenário de equilíbrio entre o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), e o ex-prefeito Zé Queiroz (PDT) registrado no levantamento do primeiro turno também se repete na pesquisa sobre o segundo turno do pleito municipal. 
 



No cenário de enfrentamento entre os líderes políticos, Rodrigo Pinheiro aparece com 43% das intenções de votos, enquanto Zé Queiroz possui 42%. Ainda neste cenário, 11% disseram que votariam branco, nulo ou nenhum. Já 4% não sabiam ou não responderam.

Em uma simulação entre Rodrigo Pinheiro e o deputado federal Fernando Rodolfo (PL), o atual prefeito possui 56%, enquanto o parlamentar tem 16%. Neste quadro, nenhum, branco ou nulo somam 25% e não souberam responder ou não sabiam alcançam 3%.

Caso o cenário fosse uma disputa entre Zé Queiroz e Fernando Rodolfo, o ex-gestor pedetista teria 61% e o legislador 17%. Já 20% responderam nenhum, branco ou nulo, enquanto 3% não sabiam ou não responderam.

Preferência 
Um outro quesito da pesquisa mediu a preferência do eleitorado de Caruaru para o próximo prefeito. Dentre os pesquisados, 41% responderam que preferem “que mude totalmente a forma de administrar Caruaru”. Já 32% afirmaram preferir que “mude um pouco a forma de administrar, dando continuidade a algumas coisas e mudando outras”.

Outros 25% dos pesquisados disseram que preferem que o futuro gestor do município do Agreste “dê continuidade à forma como Caruaru vem sendo administrada”. Já 2% não sabiam ou não responderam.

Avaliação 
A pesquisa também trouxe a avaliação do governo do atual prefeito Rodrigo Pinheiro. Entre os pesquisados, 40% consideram a gestão ótima ou boa, enquanto 35% avaliam o mandato do tucano como regular. Em contrapartida, 24% consideram ruim ou péssima a administração municiapl e apenas 1% não sabe ou não respondeu.

A pesquisa também avaliou a aprovação do gestor de Caruaru. Entre os entrevistados, 58% responderam que aprovam a administração; 37% desaprovam e 5%  não souberam responder ou não sabiam.

2º turno Caruaru

Veja também

Newsletter