Logo Folha de Pernambuco

Pesquisa Folha/IPESPE/Caruaru: veja os números da influência das lideranças políticas na eleição

Novo levantamento mediu a influência de Lula, Bolsonaro, Raquel Lyra e João Campos no pleito em Caruaru

Lula, Jair Bolsonaro, Raquel Lyra e João Campos - Fotos: Ricardo Stuckert / PR, Alan Santos/PR, Júnior Soares / Folha de Pernambuco, Rodolfo Loepert/Frente Popular do Recife

A segunda rodada de pesquisas sobre a disputa eleitoral pela Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) em parceria com a Folha de Pernambuco, revelou, nesta quinta-feira (26), como o apoio de figuras políticas influencia a escolha dos eleitores para a corrida às urnas de prefeito na cidade.

Lula
De acordo com os dados da pesquisa, o apoio do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aumenta as chances de voto em um candidato para 44% dos eleitores consultados, o que representa uma estabilidade na opinião pública em relação à pesquisa anterior, realizada de 16 a 18 de agosto, quando a influência do presidente também aumentava as chances de votos em um postulante para 44% dos entrevistados.

Já para 31%, o apoio do presidente não alteraria o seu voto. O índice representa um aumento em relação à pesquisa anterior, quando 29% indicaram essa opção.

Além disso, 24% afirmam que as chances de voto em um candidato à Prefeitura de Caruaru diminuiriam com apoio do presidente da República (antes eram 25%). Não sabem ou não responderam somam 1% (antes 2%).

Em Caruaru, o partido de Lula apoia a candidatura do ex-prefeito José Queiroz (PDT).

Bolsonaro

Em contrapartida, o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aumentaria as chances de voto em um postulante para 25%.

Na última pesquisa esse número era 27%. Para 22% dos eleitores pesquisados, o apoio do ex-gestor não alteraria seu voto, enquanto na última pesquisa esse número era 23%.

Já 51% dos entrevistados disseram que uma aliança de um prefeiturável com o ex-presidente Jair Bolsonaro diminuiria as chances de voto. No último levantamento, este percentual era de 48%. 

Não sabem ou não responderam a este quesito da pesquisa somam 2%, mesmo percentual da pesquisa anterior.

Em Caruaru, o líder do PL apoia à candidatura do deputado federal Fernando Rodolfo (PL).

Raquel Lyra

O endosso da governadora Raquel Lyra (PSDB) a um candidato a prefeito de Caruaru aumenta as chances de voto em um postulante para 37% dos entrevistados (antes eram 36%).

Outros 38% dos eleitores consultados disseram que o apoio não alteraria sua decisão, o número é o mesmo da pesquisa anterior.

Somam 24% os que citaram que o apoio da governadora diminuiria suas chances de votar em um candidato, antes eram 25%. Não sabem ou não responderam totalizam 1% (antes 2%).

Na cidade do Agreste, Raquel apoia a reeleição do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB).

João Campos
Em relação ao apoio do atual prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB), 43% afirmam que o apoio do socialista aumenta as chances de voto em um postulante, um salto de 5% em relação à pesquisa anterior.

Já 38% declaram que o apoio do socialista não alteraria o seu voto (antes eram 43%), enquanto 14% dizem que diminuiria as chances, mesmo percentual do levantamento anterior.

Não sabem ou não responderam foram 5% (antes 6%). Em Caruaru, João Campos apoia a candidatura de Zé Queiroz.

Veja também

Newsletter