Pesquisa Folha/IPESPE/Jaboatão: gestão de Mano Medeiros tem 60% de aprovação
Levantamento revelou ainda que 37% dos entrevistados classificam como “ótima ou boa” a atual gestão
A segunda pesquisa, divulgada nesta terça-feira (1º), pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), em parceria com Folha de Pernambuco, sobre as eleições municipais para Jaboatão dos Guararapes, também questionou sobre a aprovação da administração do atual prefeito e candidato à reeleição, Mano Medeiros (PL).
Leia Também
• Pesquisa Folha/IPESPE/Jaboatão: município poderá ter disputa decidida no 1º turno das eleições
• Pesquisa Folha/IPESPE/Jaboatão: veja os números sobre a influência dos líderes políticos na disputa
• Pesquisa Folha/IPESPE/Jaboatão: veja o índice de rejeição dos candidatos à prefeitura do município
De acordo com o levantamento, a aprovação da gestão atingiu 60%. Na primeira pesquisa, no início de setembro, o índice era de 57%. Já 32% dos entrevistados desaprovam sua administração.
Este número apresenta uma queda em relação à pesquisa anterior, quando tinha 34% de menções.
O percentual dos que não sabem ou não responderam caiu de 9% para 8%.
Avaliação
Sobre a avaliação da administração de Mano Medeiros, a pesquisa revelou que 37% dos entrevistados classificaram a gestão como "ótima" ou "boa", representando um aumento em relação à pesquisa anterior, quando o percentual era de 34%.
Já 37% dos entrevistados consideram a administração "regular", mantendo-se estável em comparação com o levantamento anterior.
Por outro lado, 22% avaliaram a gestão como "ruim" ou "péssima", frente aos 21% registrados no início do mês. O total de entrevistados que não soube ou não respondeu diminuiu de 8% para 5%.
Estadual
A pesquisa também ouviu os eleitores de Jaboatão sobre a aprovação do governo Raquel Lyra (PSDB). Segundo o levantamento, 38% aprovam a gestão da tucana.
Na rodada anterior, o percentual era 36%. Já o índice de desaprovação aumentou de 54% para 56%. O percentual dos que não sabem ou não responderam caiu de 10% para 7%.
Sobre a administração do Governo Raquel, 26% dos entrevistados avaliam como "ótimo" ou "bom", na pesquisa anterior o índice era de 25%. O percentual que considera a gestão "regular" caiu de 35% para 30%.
No entanto, o total de eleitores que classificam o governo como "ruim" ou "péssimo" subiu de 39% para 41%. O percentual dos que não souberam ou não responderam aumentou de 1% para 2%.
Federal
Os entrevistados ainda opinaram sobre a aprovação do governo Lula. Dos entrevistados, 58% aprovam a gestão, enquanto na pesquisa anterior esse número era de 57%.
Já os que desaprovam somam 38%, o mesmo percentual da última pesquisa. Dos que não sabem ou não responderam, houve uma queda de 5%, registrado na pesquisa anterior, para 4% nesta segunda rodada.
O total de eleitores que avaliaram o governo como "ótimo" ou "bom" subiu de 42% para 44%. Por outro lado, 24% avaliam a gestão Lula como regular, antes era 29%.
Já os que classificam como "ruim" ou "péssimo" somam 31%, contra os 28% na rodada anterior da pesquisa. O percentual de entrevistados que não souberam ou não responderam foi de 2% nos dois levantamentos.
Preferências
A pesquisa revelou as preferências dos eleitores e Jaboatão em relação a forma de administrar do próximo gestor municipal.
Os dados indicam que 47% dos entrevistados desejam “que mude totalmente a forma de administrar Jaboatão”. Anteriormente, eram 48%.
Já 28% dos eleitores afirmam que gostariam “que mude um pouco a forma de administrar, dando continuidade a algumas coisas e mudando outras”, uma leve alta em relação aos 24% registrados na pesquisa anterior.
Por outro lado, 23% dos entrevistados preferem que o próximo prefeito “dê continuidade à forma como Jaboatão vem sendo administrada”, uma redução de dois pontos percentuais em comparação a rodada anterior, quando se registrou 25%.
O percentual dos que não sabem ou não responderam caiu de 3% para 2%.