Pesquisa Folha/IPESPE/Jaboatão: líderes políticos podem influenciar o voto do eleitor
A pesquisa divulgada nesta segunda-feira (9)
A pesquisa divulgada nesta segunda-feira (8) e feita pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), em parceria com a Folha de Pernambuco, para a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes revelou a influência do apoio de outros polícos na decisão do eleitor na escolher o seu candidato. O levantamento mostrou como o endosso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), pode impactar a intenção de voto dos entrevistados.
O apoio do presidente Lula é o que mais influencia positivamente os eleitores: 46% afirmam que o aval do petista aumenta suas chances de votar em um candidato, enquanto 26% dizem que o apoio dele não altera suas intenções de voto, e 25% afirmam que ter o nome apoiado pelo petista reduz as chances de votar em um determinado candidato. Entre os entrevistados, 4% disseram que não sabe ou não responderam.
Bolsonaro
Em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro, 26% dos eleitores dizem que o apoio dele aumenta a possibilidade de escolher determinado candidato, mas 50% afirmam que sua influência diminuiria suas chances de voto. Para 21%, o apoio de Bolsonaro não altera o voto. Não sabem ou não responderam somam 4%.
Já o apoio da governadora Raquel Lyra teria um impacto positivo para 22% dos eleitores de Jaboatão. Outros 31% acreditam que esse apoio diminuiria suas intenções de voto. Para 42%, a influência da governadora não faria diferença e 5% não sabem ou não responderam. A pesquisa também levantou a avaliação que os eleitores de Jaboatão dos Guararapes fazem dos primeiros anos dos governos de Raquel Lyra no Estado e de Lula no Brasil.
Leia Também
• Pesquisa Folha/IPESPE: Diretora avalia cenário eleitoral de um possível segundo turno
• Pesquisa Folha/IPESPE Jaboatão: Mano Medeiros lidera com 38% e disputa deve ir para segundo turno
• Pesquisa Folha/IPESPE/Jaboatão: atual prefeito tem 57% de aprovação no município
Estado
Segundo o levantamento, 25% dos entrevistados consideram a gestão da tucana como ótima ou boa. Já 39% classificam o governo como ruim ou péssimo. Outros 35% avaliam o desempenho da governadora como regular, e apenas 1% dos participantes preferiu não opinar ou não soube responder.
Sobre o nível de aprovação, 54% disseram desaprovar a atual administração do Estado, enquanto 36% aprovam e 10% não souberam ou não responderam. Em relação ao gênero, o patamar é o mesmo tanto entre homens como para as mulheres: 36%. Por outro lado, há um percentual maior de homens que desaprovam a gestão da governadora: 57% contra 52%. Já 12% da mulheres disseram que não sabiam ou não quiseram responder, contra 7% de homens
País
Em relação ao governo Lula, de acordo com a pesquisa, 42% dos entrevistados consideram a gestão como ótima ou boa. Outros 29% classificam o governo como regular, enquanto 28% avaliam o desempenho como ruim ou péssimo. Apenas 2% dos participantes não sabem ou não responderam. O nível de aprovação do governo petista é de 57%; a desaprovação do é de 38% e não sabem ou não responderam somam 5%.
Neste caso, 58% das mulheres aprovam a gestão petista e, no caso dos homens, o percentual é de 57%. Já 40% dos homens desaprovam e 35% das mulheres. Por fim, 7% das eleitoras não souberam ou não quiseram responder, enquanto 4% dos homens responderam da mesma forma.
Convicção
O IPESPE ainda perguntou aos entrevistados quem eles acham que vai ganhar as eleições de 2024 para a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, independente do seu voto. Segundo os dados, 42% dos entrevistados acreditam que Mano Medeiros vencerá a eleição. Em segundo lugar aparece Elias Gomes, com 16%; seguido por Clarissa Tércio, que obteve 14%. Daniel Alves foi citado por apenas 3% dos participantes. Além disso, 26% dos entrevistados não souberam ou não responderam.