Logo Folha de Pernambuco

Pesquisa Folha/IPESPE/Jaboatão: veja o índice de rejeição dos candidatos à prefeitura do município

Levantamento questionou quem o eleitor “não votaria de jeito nenhum”

Jaboatão dos Guararapes - Foto: Alexandre Aroeira

A segunda pesquisa, divulgada nesta terça-feira (1º), pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), em parceria com Folha de Pernambuco, sobre as eleições municipais para Jaboatão dos Guararapes, também avaliou o índice de rejeição dos candidatos, que é medido pela resposta “não votaria de jeito nenhum”.

O candidato Elias Gomes aparece em primeiro lugar, com 55% (antes eram 49%), seguido por Daniel, com 53% (eram 47%) e Clarissa, com 50% (46% na primeira rodada). Mano é o menos rejeitado, com 37% (34% antes).

Ainda na probabilidade de voto, 33% disseram que “com certeza votariam” em Mano (antes eram 30%). No mesmo item, Elias e Clarissa empatam com 14% cada, mas na pesquisa anterior o candidato petista ficou com 16%, e a progressista com 13%. Já Daniel manteve-se com 5% nas duas rodadas. 

Para Marcela Montenegro, o fato de Elias ter caído no “com certeza” e ter a rejeição ampliada explica porque o candidato petista recuou ao longo da campanha.

Já Clarissa, lembrou a especialista, também mostrou a tendência de certo crescimento, o “com certeza votaria” saiu de 13% para 14%, mantendo o empate com Elias, e a rejeição também cresceu, mas menos que a do petista.  

Quem ganha
Indagados sobre “quem vai ganhar a eleição”, 49% responderam  Mano Medeiros (42% antes). Outros 14% responderam Elias (eram 16%).

Já Clarissa se manteve em 14% nas duas rodadas da pesquisa. Daniel também não oscilou, permanecendo em 3%. O percentual de não sabe ou não respondeu foi de 20%. Antes, eram 26%.

A margem de erro máximo estimada para o total da amostra é de 4,1 pontos percentuais para mais ou para menos, com a utilização de um intervalo de confiança de 95,45%.

 

Veja também

Newsletter