Pesquisa Folha/IPESPE/Jaboatão: veja os números sobre a influência dos líderes políticos na disputa

A segunda rodada da pesquisa revela dados sobre a influência de Lula, Bolsonaro e Raquel Lyra

Lula, Bolsonaro, Raquel Lyra - Fotos: Ricardo Stuckert / PR, Dida Sampaio/Estadão Conteúdo, Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A segunda rodada da pesquisa realizada pela Folha de Pernambuco, em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), divulgada nesta terça-feira (1º), trouxe dados sobre a influência de lideranças políticas na disputa pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. 

O levantamento analisou como os apoios do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), podem influenciar as intenções de voto dos eleitores.

Lula
Em relação ao apoio do presidente Lula, 46% afirmam que o apoio do petista aumenta suas chances de votar em um candidato, mesmo número da pesquisa anterior, realizada de 3 e 5 de setembro. 

Na atual rodada, 28% dizem que o apoio de Lula não altera suas intenções de voto (na pesquisa anterior eram 26%). Já 23% afirmam que o projeto majoritário do atual presidente diminui as chances de votar em um determinado candidato (no levantamento anterior eram 25%). 

Entre os entrevistados, 3% não sabem ou não responderam ao questionamento da amostragem. Na primeira rodada da pesquisa, foram 4%.

Em Jaboatão dos Guararapes, o partido de Lula lançou a candidatura do ex-prefeito Elias Gomes (PT).

Bolsonaro
A pesquisa aponta que 25% dos eleitores dizem que o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro aumenta a possibilidade de voto em um candidato a prefeito de Jaboatão (na pesquisa anterior eram 26%).

Para 25%, o apoio de Bolsonaro não altera o voto (no último levantamento eram 21%). 

Outros 48% afirmam que a aliança de um candidato com o líder do PL diminui as chances de voto (na primeira rodada eram 50%).

Não sabem ou não responderam somam 3%. Na primeira rodada foram 4%.

No município, o partido de Bolsonaro lançou a candidatura do atual prefeito e candidato à reeleição, Mano Medeiros (PL).

Raquel Lyra
A pesquisa aponta que o apoio da governadora Raquel Lyra aumenta as chances de votar em um candidato a prefeito da cidade para 23% dos eleitores de Jaboatão consultados. No levantamento anterior, este número era de 22%. 

Já para 41%, a influência da governadora não faria diferença (na rodada anterior eram 42%).

Outros 32% acreditam que esse apoio diminuiria suas chances de voto (no primeiro levantamento eram 31%). Não sabem ou não responderam somou 5%, mesmo número do levantamento anterior.

O prefeito Mano Medeiros e o partido da deputada federal Clarissa Tércio (PP) estão na base de apoio governadora Raquel Lyra em Pernambuco.

Veja também

Resgate de brasileiros no Líbano deve acontecer no fim de semana
BRASIL

Resgate de brasileiros no Líbano deve acontecer no fim de semana

'Dedo' de Janja na fala de Lula constrange diplomacia; confira a coluna desta terça (1)
Cláudio Humberto

'Dedo' de Janja na fala de Lula constrange diplomacia; confira a coluna desta terça (1)

Newsletter