Pesquisa Folha/IPESPE/Olinda: A influência do apoio de lideranças políticas no pleito
Pesquisa perguntou o peso do apoio de Lula, Bolsonaro, Lupércio e Raquel na disputa
A força de influência dos principais cabos eleitorais na hora de o eleitor decidir o voto para prefeito ou prefeita de Olinda - terceiro maior colégio eleitoral do Estado - foi mensurada na pesquisa divulgada nesta segunda-feira (30) pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) em parceria com a Folha de Pernambuco.
O levantamento quis saber o quanto o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL); do atual prefeito do município, Professor Lupércio (PSD) e da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) fazem a diferença na escolha do voto pelo eleitorado olindense.
Leia Também
• Pesquisa Folha/IPESPE Olinda: Os possíveis cenários do segundo turno do pleito
• Pesquisa Folha/IPESPE/Olinda: Maioria quer mudança na forma de governar
• Pesquisa Folha/IPESPE Olinda: a uma semana das eleições, cenário ainda está indefinido
Lula
Em relação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 48% dos entrevistados responderam que uma aliança com o petista aumenta as chances de voto (na pesquisa anterior eram 49%). Outros 30% responderam que o apoio do presidente não altera o voto (no levantamento anterior eram 27%). Para 21% dos entrevistados, a aliança com Lula diminui as chances de voto em um candidato, mesmo número do levantamento anterior. Não souberam ou não responderam somam 2%.
Bolsonaro
A pesquisa também demonstrou que, para a maioria do eleitorado, o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) diminui as chances de escolher um candidato para 52% dos entrevistados - o mesmo percentual do levantamento anterior.
Em contrapartida, segundo 26% dos eleitores consultados, o apoio do ex-chefe do Executivo federal aumenta as chances de voto em um candidato (eram 28% na pesquisa anterior). Já para 21% dos eleitores, o apoio de Bolsonaro não altera o voto (eram 19%). Apenas 1% não sabe ou não respondeu a pesquisa.
Raquel Lyra
Já o apoio da governadora Raquel Lyra (PSDB) a um candidato aumenta a chance de voto para 24% dos eleitores olindenses, 2 pontos percentuais a menos que na rodada anterior. Já para 39%, uma aliança com a tucana não altera as chances de voto em um candidato (eram 37%).
Por outro lado, o apoio da governadora diminui a possibilidade de voto para 35% dos entrevistados (eram 34% na pesquisa anterior). Não souberam ou não responderam corresponde a 2%.
Lupércio
Por fim, para 43% dos eleitores, o apoio do atual prefeito da cidade, Professor Lupércio (PSD), diminui a chance de voto em um candidato (eram 40% no levantamento anterior). Segundo a pesquisa, para 29% a aliança de um candidato com o gestor municipal aumenta as chances de voto (eram 30%). Já para 26%, o apoio do prefeito não altera o voto em um candidato, antes eram 29%. Outros 3% não sabem ou não responderam.
Fotos: Arthur Mota; Júnior Soares; Clarice Melo/Folha de Pernambuco