Logo Folha de Pernambuco

Pesquisa Folha/IPESPE/Olinda: A influência do apoio de lideranças políticas no pleito

Pesquisa perguntou o peso do apoio de Lula, Bolsonaro, Lupércio e Raquel na disputa 

Luiz Inácio Lula da Silva (PT); do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL); do atual prefeito do município, Professor Lupércio (PSD) e da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) - Ricardo Stuckert / PR; Sérgio Lima/AFP; Júnior Soares / Folha de Pernambuco; Divulgação

A força de influência dos principais cabos eleitorais na hora de o eleitor decidir o voto para prefeito ou prefeita de Olinda - terceiro maior colégio eleitoral do Estado - foi mensurada na pesquisa divulgada nesta segunda-feira (30) pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) em parceria com a Folha de Pernambuco.

O levantamento quis saber o quanto o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL); do atual prefeito do município, Professor Lupércio (PSD) e da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) fazem a diferença na escolha do voto pelo eleitorado olindense.

Lula
Em relação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 48% dos entrevistados responderam que uma aliança com o petista aumenta as chances de voto (na pesquisa anterior eram 49%). Outros 30% responderam que o apoio do presidente não altera o voto (no levantamento anterior eram 27%). Para 21% dos entrevistados, a aliança com Lula diminui as chances de voto em um candidato, mesmo número do levantamento anterior. Não souberam ou não responderam somam 2%. 

Bolsonaro
A pesquisa também demonstrou que, para a maioria do eleitorado, o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) diminui as chances de escolher um candidato para 52% dos entrevistados - o mesmo percentual do levantamento anterior.  

Em contrapartida, segundo 26% dos eleitores consultados, o apoio do ex-chefe do Executivo federal aumenta as chances de voto em um candidato (eram 28% na pesquisa anterior). Já para 21% dos eleitores, o apoio de Bolsonaro não altera o voto (eram 19%). Apenas 1% não sabe ou não respondeu a pesquisa. 

Raquel Lyra 
Já o apoio da governadora Raquel Lyra (PSDB) a um candidato aumenta a chance de voto para 24% dos eleitores olindenses, 2 pontos percentuais a menos que na rodada anterior. Já para 39%, uma aliança com a tucana não altera as chances de voto em um candidato (eram 37%).  

Por outro lado, o apoio da governadora diminui a possibilidade de voto para 35% dos entrevistados (eram 34% na pesquisa anterior). Não souberam ou não responderam corresponde a 2%.

Lupércio
Por fim, para 43% dos eleitores, o apoio do atual prefeito da cidade, Professor Lupércio (PSD), diminui a chance de voto em um candidato (eram 40% no levantamento anterior).  Segundo a pesquisa, para 29% a aliança de um candidato com o gestor municipal aumenta as chances de voto (eram 30%). Já para 26%, o apoio do prefeito não altera o voto em um candidato, antes eram 29%. Outros 3% não sabem ou não responderam.

Pesquisa Folha/IPESPE/Olinda: candidatos de Olinda repercutem pesquisa
Fotos: Arthur Mota; Júnior Soares; Clarice Melo/Folha de Pernambuco

 

Veja também

Especialistas defendem que SUS faça prevenção de câncer hereditário
Câncer hereditário

Especialistas defendem que SUS faça prevenção de câncer hereditário

Militar suspeito de planejar morte de Lula presta depoimento à PF
depoimento

Militar suspeito de planejar morte de Lula presta depoimento à PF

Newsletter