Pesquisa Folha/IPESPE/Olinda: administração de Lupércio é desaprovada por 53%
Atual gestão de Olinda é vista como ruim/péssima por 34% dos entrevistados
Na pesquisa divulgada pela Folha de Pernambuco, em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), os entrevistados foram questionados sobre a aprovação e avaliação do governo do prefeito de Olinda, Professor Lupércio (PSD).
No que se refere à aprovação do governo do atual prefeito, os entrevistados receberam o seguinte questionamento: “E o(a) Sr(a) aprova ou desaprova a forma como o prefeito Professor Lupércio vem administrando a cidade de Olinda?”.
A opção “desaprova” foi escolhida por 53%, enquanto “aprova” ficou com 42%. Já 5% citaram que não sabe ou não respondeu.
Sobre a avaliação da administração do gestor municipal, 35% responderam como regular. Em seguida, 34% avaliam a administração como “ruim/péssima”, enquanto 29% mencionam a gestão como “ótima/boa”. Os entrevistados que não sabem ou não responderam representam 2%.
Leia Também
• Pesquisa Folha/IPESPE/Olinda indica cenário de 2º turno; confira a análise
• Pesquisa Folha/IPESPE/Olinda: disputa indefinida e segundo lugar com empate técnico
• Pesquisa Folha/IPESPE/Olinda: Izabel e Márcio têm 51% de rejeição
Mudança
Os pesquisados também responderam, de forma estimulada (quando os pesquisadores disponibilizam opções para os pesquisados), sobre a preferência para o próximo gestor da cidade.
Para 59% dos entrevistados, a preferência é que o próximo administrador “mude totalmente a forma de administrar Olinda”.
Já 24% dos pesquisados preferem “que mude um pouco a forma de administrar, dando continuidade a algumas coisas ou mudando outras”.
Os que mencionaram que preferem que o próximo prefeito “dê continuidade à forma como Olinda vem sendo administrada” somam 13%. Não sabe ou não respondeu somaram 4%.
Governo Lula
A pesquisa também indagou os entrevistados sobre a avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Entre os entrevistados, 50% consideram a gestão “ótima/boa”. Em seguida, 27% avaliam como “regular”, enquanto 22% mencionaram “ruim/péssimo”.
Não sabe ou não respondeu representou 1%. Ao serem questionados se aprovam ou desaprovam o Governo Lula, 63% escolheram a opção “aprova”, enquanto 33% “desaprova”.
Não sabe ou não respondeu ficou com 4%.
Estado
Já o Governo Raquel Lyra foi considerado regular por 38% da população olindense entrevistada. Os consultados que avaliaram a administração como “ótima/boa” somam 29%, enquanto a opção “ruim/péssimo” é mencionada por 31%. Não sabe ou não respondeu ficou com 2%.
Ao serem questionados se aprovam ou desaprovam o Governo do Estado, 50% citaram que desaprovam a gestão, enquanto 42% aprovam. Não sabe ou não respondeu representou 8%.