Pesquisa Folha/IPESPE/Olinda: maior preocupação do eleitor é com saúde
No “total de menções”, que engloba todas as respostas, saúde foi a mais citada, com 57%
Leia Também
• Debate das eleições de Olinda: Lupércio e Mirella viram alvo preferencial e Vinicius leva falta
• Pesquisa Folha/IPESPE/Olinda indica cenário de 2º turno; confira a análise
• Pesquisa Folha/IPESPE/Olinda: disputa indefinida e segundo lugar com empate técnico
Na pesquisa de intenções de voto para a Prefeitura de Olinda, divulgada nesta terça-feira (10) pela Folha de Pernambuco em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), os eleitores também foram questionados sobre quais as principais áreas que devem receber mais atenção do próximo gestor do município.
Levantamento
O levantamento foi realizado de forma estimulada, quando os pesquisadores disponibilizam opções para os pesquisados responderem. “Na sua opinião, qual destas áreas que vou ler deve ser a principal para receber mais atenção do(a) próximo (a) prefeito(a) de Olinda?” foi a pergunta-padrão dos entrevistadores contendo 15 áreas diferentes como opção para os consultados (saúde, saneamento, habitação etc.).
Saúde
No “total de menções”, que engloba todas as respostas dadas pelo entrevistado, a saúde foi a principal área, com 57%. A maioria dos entrevistados que optaram por essa área são do sexo feminino (60%). Já os participantes do sexo masculino representam 53%.
Quando o recorte se refere à faixa etária, a maioria dos que optam pela saúde têm de 45 anos a 59 anos (59%). No nível de instrução, as pessoas que têm formação superior (60%) também são maioria. Já quanto à faixa de renda, os que ganham até dois salários mínimos (59%) são os que mais mencionaram a saúde como prioridade.
![](https://cdn.folhape.com.br/upload/dn_arquivo/2024/09/info-olinda.jpg)
Outras áreas
A segunda área mais mencionada foi educação e creche (36%), seguida por calçamento e recapeamento de ruas e avenidas (17%). Em quarto lugar, a preocupação dos olindenses é com guarda municipal e segurança (15%), em seguida, emprego e renda (13%), acima de combate às drogas (8%).
O saneamento (7%) vem logo abaixo com um ponto percentual a mais que transporte público (6%), com mesmo percentual de iluminação pública.
Ainda na sequência, a próxima área mais citada é coleta de lixo e limpeza pública (5%), à frente de Habitação (4%). Assistência aos mais necessitados e cultura, esportes e lazer têm o mesmo percentual (3%), cada.
Pela pesquisa, as duas prioridades menos citadas pelos eleitores de Olinda em comparação às demais são trânsito e mobilidade urbana e conservação de jardins, praças e parques, ambos com 1%.
Do universo de eleitores ouvidos, os que mencionaram todas (as opções) atingem 5%. Já os que não sabem ou não responderam não chegaram a alcançar 0,5% (neste caso, o percentual é considerado zero).
A pesquisa, realizada 5 a 7 deste mês, contou com uma amostra de 500 entrevistados, representativa do eleitorado do município de Olinda, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PE- 02146/2024.