Pesquisa Folha/IPESPE/Petrolina: Simão Durando lidera disputa, com 53%

Administração de Simão Durando em Petrolina é avaliada como ótima ou boa por 61% dos eleitores

Simão Durando, Júlio Lossio, Odacy Amorim e Lara Cavalcanti - Fotos: Divulgação

A primeira rodada de pesquisas de intenção de votos para a Prefeitura de Petrolina, no Sertão, realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) em parceria com a Folha de Pernambuco, divulgada nesta quarta-feira (4), mostra que o prefeito Simão Durando (União Brasil) lidera a disputa. 

Na pesquisa estimulada – em que são apresentadas as opções de candidatos ao entrevistado –, Durando tem 53% das intenções de voto, seguido por Dr. Júlio (PSDB), com 22%; Odacy Amorim (PT), com 8%; Lara Cavalcanti (PL), com 5%; e Dr. Marcos (AGIR), com 1%. A candidata Maria Clara (UP) foi citada, mas não chegou a atingir 0,5% da preferência dos entrevistados. 

O percentual de entrevistados que disse que não votaria em nenhum dos candidatos, votaria em branco ou anularia o voto foi de 7%. Já os que não sabem ou não responderam somam 4%.

A margem de erro máximo estimada para o total da amostra é de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com a utilização de um intervalo de confiança de 95,45%.

De acordo com a diretora Executiva do IPESPE, Marcela Montenegro, os cenários dessa pesquisa mostram que a eleição finalizaria no primeiro turno, com Durando sendo o vencedor.

 

“Se for transformar isso (os dados da pesquisa estimulada) em votos válidos passa de 50% mais um, então é um cenário de primeiro turno no momento”, explicou Marcela. 

 

Estratificação
Na estratificação da pesquisa estimulada, Durando tem maioria no público feminino (53%), na faixa etária de 25 a 44 anos (56%), nos que estão no ensino médio (57%) e nos que ganham mais de cinco salários mínimos (69%). 

Dr. Julio também tem maior preferência das mulheres (22%), na faixa etária de 45 anos a 59 anos (26%), com nível superior (23%) e nos que ganham de dois a cinco salários mínimos (25%).

Terceiro colocado, Odacy Amorim tem maioria do sexo masculino (9%), nas faixas etárias de 45 a 59 anos e 60 anos ou mais (10%), com nível superior (12%) e com renda de dois a cinco salários mínimos (11%). 

Espontânea
Na pesquisa espontânea – na qual não são apresentados os nomes dos candidatos e o entrevistado fala o que lhe vem à cabeça quando questionado em quem votaria –, Simão Durando fica com 50% das intenções de voto.

O segundo lugar é de Dr. Júlio (17%), seguido por Odacy Amorim e Lara Cavalcanti, cada um com 3%. 

Dr. Marcos foi citado, mas não chegou a alcançar 0,5%. Já Maria Clara não foi citada. O total de nenhum/branco/nulo foi de 4%; não sabem ou não responderam, 23%.

À pergunta estimulada “quem vai ganhar eleição”, 75% dos entrevistados responderam Simão Durando; 11% citaram Dr. Júlio.

Já 1% mencionou Amorim e Lara. Dr. Marcos e Clara foram citados, mas não chegaram a 0,5%; e 11% não sabem ou não responderam.

Rejeição
Na resposta à pergunta “não votaria de jeito nenhum”, quem lidera é Amorim, com 55%. Em seguida, aparece Dr. Júlio e Lara, com 39% cada; Maria Clara (37%), Dr. Marcos (35%) e, por último, Durando, com 24%, sendo o menos rejeitado dos seis candidatos.

Ainda na avaliação de probabilidade, 51% dos entrevistados disseram que” com certeza votaria” em Durando; 20%, em Dr. Júlio; 7%, em Amorim; 5%, em Lara; e 2%, em Dr. Marcos.   

Para a pesquisa, realizada nos dias 30 de agosto a 1º de setembro, foram realizadas 500 entrevistas, numa amostra representativa do eleitorado do município.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo PE-00346/2024.

Intenção de voto - Petrolina

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Quem é Cherry Seaborn, mulher de Ed Sheeran que teve diagnóstico de câncer
Rock in Rio 2024:

Quem é Cherry Seaborn, mulher de Ed Sheeran que teve diagnóstico de câncer

Newsletter