Pesquisa Folha/IPESPE/Recife: Dani Portela tem maior rejeição entre candidatos
Do total de entrevistados, 57% “não votaria de jeito nenhum” na candidata do Psol
Leia Também
• Pesquisa Folha/IPESPE/Recife: para eleitor, Saúde é área que requer mais atenção
• Pesquisa Folha/IPESPE/Recife: veja os números sobre a influência dos apoios políticos na disputa
• Pesquisa Folha/IPESPE/Recife: João Campos lidera com 76%
A primeira pesquisa sobre as eleições do Recife da Folha de Pernambuco, em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), divulgada nesta quinta-feira (29), aponta a deputada estadual Dani Portela (Psol) com a maior rejeição entre os oito candidatos.
Segundo o levantamento, entre os recifenses entrevistados, 57% “não votaria de jeito nenhum” na psolista. Em seguida, aparece o ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL) com 55% de rejeição.
Já o ex-secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco Daniel Coelho (PSD) e o advogado Tecio Teles (Novo) aparecem empatados, com 50%.
Na sequência, o jornalista Victor Assis (PCO) está com 43%, a professora Simone Fontana (PSTU) com 42% e a servidora pública Ludmila Outtes (UP) com 38% de rejeição.
O candidato com menor número de citações é o prefeito e candidato à reeleição João Campos (PSB), com 12%.
Não conhecem
No quesito da pesquisa “não conhece o suficiente” para votar, a candidata do partido Unidade Popular (UP), Ludmila, aparece com o maior número de citações, 58%.
Em seguida, estão Victor Assis (54%); Simone Fontana (52%); Tecio Teles (42%); Gilson Machado (28%) e Dani Portela (28%); Daniel Coelho (9%); e João Campos (1%).
Poderia votar
Quando se fala em qual candidato o entrevistado “poderia votar”, o ex-secretário Daniel Coelho aparece com 27%. Em seguida, estão João Campos (15%); Dani Portela (10%); Machado (9%); Teles (6%); Simone (5%); Ludmila (4%); e Victor (2%).
Certeza
Ainda de acordo com a pesquisa realizada em parceria entre a Folha e o Ipespe, 71% das pessoas “com certeza votaria” no atual prefeito para um novo mandato.
Em seguida, aparecem Coelho e Machado empatados com 5%; Dani Portela com 3%; Tecio Teles com 1%; e Ludmila 0%. Simone e Victor foram citados, mas seus percentuais não chegaram a 0,5%.
Segundo turno
No levantamento, foram feitas simulações de dois cenários de eventual segundo turno. Nas duas situações, o atual prefeito venceria a disputa.
No cenário estimulado, quando são apresentados nomes para os entrevistados, o socialista teve 81% das intenções de voto, enquanto o ex-secretário 11%. Nenhum, branco ou nulo ficou em 6% e não sabe ou não respondeu, 2%.
Numa conjuntura de disputa entre João Campos e Gilson Machado, o prefeito aparece com 84% das intenções de voto, enquanto o ex-ministro 9%. Nenhum, branco ou nulo teve 6% e não sabe ou não respondeu, 1%.