Pesquisa Folha/IPESPE/Recife: Gilson Machado é o candidato mais rejeitado
De acordo com a pesquisa, 61% dos entrevistados responderam que “não votariam de jeito nenhum"
O ex-ministro Gilson Machado (PL) figura com a maior rejeição entre os candidatos a prefeito do Recife na terceira e última rodada da pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), em parceria com a Folha de Pernambuco.
Segundo o levantamento, 61% responderam que “não votariam de jeito nenhum” no candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O número subiu 1% em relação à pesquisa anterior, realizada em setembro. Já no primeiro levantamento, em agosto, Machado tinha 55% de rejeição.
Em seguida, aparece a professora Simone Fontana (PSTU) com 58% de rejeição. Em setembro, a postulante estava com uma rejeição de 48% e em agosto o percentual era de 42%. Já o ex-secretário estadual Daniel Coelho (PSD), a servidora pública Ludmila Outtes (UP) e o jornalista Victor Assis (PCO) aparecem empatados na atual pesquisa com 55%. Em setembro, Coelho tinha 54%, Ludmila somava 43% e Assis alcançava 47%. Na pesquisa de agosto, o ex-secretário estava com 50% de rejeição, Ludmila tinha 38% e Victor Assis, 43%.
Leia Também
• Pesquisa Folha/IPESPE/Recife: o peso da influência dos líderes políticos
• Pesquisa Folha/IPESPE/Recife: gestão João Campos tem 85% de aprovação
• Pesquisa Folha/IPESPE/Recife: prefeito venceria disputa de 2º turno
O candidato menos rejeitado é o prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB), com 13%. Nos levantamentos de setembro e agosto o nível de rejeição eram de 12%.
Não conhecem
No quesito “não conhece o suficiente” o candidato ou candidata, Ludmila e Victor Assis aparecem empatados com 41%. Em seguida, estão Simone Fontana e Tecio Teles, ambos com 38%. Na atual pesquisa, Dani Portela está com 30%. Já Gilson Machado soma 15%. O postulante Daniel Coelho teve 12%. O atual prefeito João Campos é o menos desconhecido pelos eleitores consultados com 1%.
Poderia votar
Quando o questionamento é sobre em qual candidato o entrevistado “poderia votar”, o ex-secretário Daniel Coelho aparece com 25%. Em seguida, estão Dani Portela (19%); João Campos (14%); Gilson Machado (10%); Tecio Teles (8%); e Ludmila (2%). Empatados, Simone e Victor aparecem com 1%.
Certeza
A pesquisa também questionou aos eleitores entrevistados sobre a certeza do voto em cada candidato a prefeito do Recife. De acordo com o levantamento, 72% das pessoas “com certeza votaria” no atual prefeito João Campos para uma renovação do mandato. Em seguida, aparece Gilson Machado com 10%. Daniel Coelho aparece com 5%; e enquanto Dani Portela soma 3%. Os postulantes Tecio Teles e Simone Fontana estão empatados com 1%. Ludmila e Victor foram citados, mas seus percentuais não chegaram a 0,5%.