Logo Folha de Pernambuco

Pesquisa Folha/IPESPE/Recife: João Campos consolida liderança e pode vencer no 1º turno

Última rodada da pesquisa sobre o 1º turno indica a reeleição do prefeito no pleito deste domingo

Candidatos Recife - Fotos: Arthur Mota/Folha de Pernambuco e Walli Fontenele/Folha de Pernambuco

A terceira rodada da pesquisa para a Prefeitura do Recife realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), em parceria com a Folha de Pernambuco e divulgada hoje, volta a indicar que a disputa será definida no primeiro turno na Capital pernambucana, com vitória do prefeito e candidato à reeleição, João Campos (PSB). As rodadas anteriores foram realizadas em agosto (dos dias 24 a 26) e setembro (12 a 14).

Na pesquisa estimulada – em que são apresentadas as opções de candidatos e candidatas ao entrevistado para escolher um(a) –, João Campos agora aparece com 74% das intenções de voto ante 77% da segunda rodada e 76% da primeira. Em segundo, Gilson Machado fica com 12% contra 7% no segundo levantamento e 6% no primeiro.

Já Daniel Coelho (PSD) não oscilou, permanecendo com 5% nas três rodadas. Dani Portela (PSOL) cresceu, passando de 2% na segunda pesquisa para 4% nesta (na primeira, tinha 3%).

Tecio Teles (Novo) ficou com 1% nas três rodadas, e Simone Fontana (PSTU) não foi citada desta vez, mas ficou com 1% anteriormente e zero na primeira (quando o postulante não atingiu 0,5% das intenções de voto). Ludmila Outtes (UP) não foi citada nas duas últimas e teve zero na primeira pesquisa, e Victor Assis (PCO) ficou com zero nas duas primeiras, mas não chegou a ser citado nesta.

O percentual de entrevistados que disseram que não votaria em nenhum dos candidatos, votaria em branco ou anularia o voto é de 3% (antes, foram 5% na segunda e 6% na primeira rodada). Já os que não sabem ou não responderam somam 2% (eram 3% nas duas rodadas anteriores).

A margem de erro máximo estimada para o total da amostra é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com a utilização de um intervalo de confiança de 95,45%.       

De acordo com diretora Executiva do IPESPE, Marcela Montenegro, a pesquisa confirma a ampla vantagem de João Campos e a finalização do pleito no primeiro turno. “A pesquisa consolida essa ampla vantagem de João Campos, (com) a eleição ganha no primeiro turno, se é que a gente pode afirmar isso categoricamente”, disse a diretora.

Escreva a legenda aqui

Espontânea

Na pesquisa espontânea – em que não são apresentados os nomes dos candidatos(as), e o entrevistado fala o(a) postulante que lhe vem à cabeça quando questionado em quem votaria –, João Campos fica com 70% (eram 65% na segunda rodada e 57% na primeira); Gilson Machado, com 11% (antes, eram 6% e 4%); Daniel Coelho, com 3% (eram 3% e 1%); Dani Portela, com 3% (era 1% nas duas rodadas anteriores); e Tecio Teles, com zero (na segunda pesquisa, ele não foi citado e na primeira também obteve zero). Os candidatos Ludmila, Simone e Victor não foram mencionados.

O percentual de ninguém/branco/nulo é de 2% (5% e 8% antes), e o de não sabe/não respondeu, 10% (eram 21% e 28%).

De acordo com Marcela Montenegro, os percentuais do primeiro colocado nas intenções de votos da pesquisa espontânea ficarem próximos da estimulada é um movimento natural. “A tendência ao longo da campanha é que a espontânea vá se aproximando da estimulada porque as pessoas não precisam mais do estímulo do cartão para dizer em quem vão votar”, acrescentou ela.

A terceira rodada da pesquisa Folha/IPESPE Recife foi realizada face a face nos dias 2 e 3 deste mês, teve uma amostra de 800 entrevistados, representativa do eleitorado do município, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PE-03718/2024.

Veja também

Newsletter