Logo Folha de Pernambuco

Pesquisa Folha/IPESPE/Recife: João Campos consolida liderança e pode vencer no 1º turno

Última rodada da pesquisa sobre o 1º turno indica a reeleição do prefeito no pleito deste domingo

Candidatos Recife - Fotos: Arthur Mota/Folha de Pernambuco e Walli Fontenele/Folha de Pernambuco

A terceira rodada da pesquisa para a Prefeitura do Recife realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), em parceria com a Folha de Pernambuco e divulgada hoje, volta a indicar que a disputa será definida no primeiro turno na Capital pernambucana, com vitória do prefeito e candidato à reeleição, João Campos (PSB). As rodadas anteriores foram realizadas em agosto (dos dias 24 a 26) e setembro (12 a 14).

Na pesquisa estimulada – em que são apresentadas as opções de candidatos e candidatas ao entrevistado para escolher um(a) –, João Campos agora aparece com 74% das intenções de voto ante 77% da segunda rodada e 76% da primeira. Em segundo, Gilson Machado fica com 12% contra 7% no segundo levantamento e 6% no primeiro.

Já Daniel Coelho (PSD) não oscilou, permanecendo com 5% nas três rodadas. Dani Portela (PSOL) cresceu, passando de 2% na segunda pesquisa para 4% nesta (na primeira, tinha 3%).

Tecio Teles (Novo) ficou com 1% nas três rodadas, e Simone Fontana (PSTU) não foi citada desta vez, mas ficou com 1% anteriormente e zero na primeira (quando o postulante não atingiu 0,5% das intenções de voto). Ludmila Outtes (UP) não foi citada nas duas últimas e teve zero na primeira pesquisa, e Victor Assis (PCO) ficou com zero nas duas primeiras, mas não chegou a ser citado nesta.

O percentual de entrevistados que disseram que não votaria em nenhum dos candidatos, votaria em branco ou anularia o voto é de 3% (antes, foram 5% na segunda e 6% na primeira rodada). Já os que não sabem ou não responderam somam 2% (eram 3% nas duas rodadas anteriores).

A margem de erro máximo estimada para o total da amostra é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com a utilização de um intervalo de confiança de 95,45%.       

De acordo com diretora Executiva do IPESPE, Marcela Montenegro, a pesquisa confirma a ampla vantagem de João Campos e a finalização do pleito no primeiro turno. “A pesquisa consolida essa ampla vantagem de João Campos, (com) a eleição ganha no primeiro turno, se é que a gente pode afirmar isso categoricamente”, disse a diretora.

Escreva a legenda aqui

Espontânea

Na pesquisa espontânea – em que não são apresentados os nomes dos candidatos(as), e o entrevistado fala o(a) postulante que lhe vem à cabeça quando questionado em quem votaria –, João Campos fica com 70% (eram 65% na segunda rodada e 57% na primeira); Gilson Machado, com 11% (antes, eram 6% e 4%); Daniel Coelho, com 3% (eram 3% e 1%); Dani Portela, com 3% (era 1% nas duas rodadas anteriores); e Tecio Teles, com zero (na segunda pesquisa, ele não foi citado e na primeira também obteve zero). Os candidatos Ludmila, Simone e Victor não foram mencionados.

O percentual de ninguém/branco/nulo é de 2% (5% e 8% antes), e o de não sabe/não respondeu, 10% (eram 21% e 28%).

De acordo com Marcela Montenegro, os percentuais do primeiro colocado nas intenções de votos da pesquisa espontânea ficarem próximos da estimulada é um movimento natural. “A tendência ao longo da campanha é que a espontânea vá se aproximando da estimulada porque as pessoas não precisam mais do estímulo do cartão para dizer em quem vão votar”, acrescentou ela.

A terceira rodada da pesquisa Folha/IPESPE Recife foi realizada face a face nos dias 2 e 3 deste mês, teve uma amostra de 800 entrevistados, representativa do eleitorado do município, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PE-03718/2024.

Veja também

Número de mortos em acidente com ônibus na Serra da Barriga chega a 20
ALAGOAS

Número de mortos em acidente com ônibus na Serra da Barriga chega a 20

STF marca julgamento de ação de Bolsonaro para afastar Moraes de caso sobre trama golpista
INDICIAMENTOS

STF marca julgamento de ação de Bolsonaro para afastar Moraes de caso sobre trama golpista

Newsletter