Pesquisa Folha/IPESPE/Recife: João Campos lidera com 76%

O primeiro levantamento sobre a eleição na capital mostra empate técnico no segundo lugar

João Campos, Gilson Machado, Daniel Coelho e Dani Portela - Fotos: Arthur Mota e Walli Fontenele/Folha de Pernambuco

A primeira rodada de pesquisas sobre a disputa eleitoral pela Prefeitura do Recife realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), em parceria com a Folha de Pernambuco, divulgada nesta quinta-feira (29), mostra que o prefeito João Campos (PSB), candidato à reeleição, vence no primeiro turno, tanto na estimulada como na espontânea.



Na pesquisa estimulada – em que são apresentadas as opções de candidatos ao entrevistado –, João Campos fica com 76% das intenções de voto.

Em seguida, aparece Gilson Machado (PL), com 6%, e Daniel Coelho (PSD), com 5%, na sequência. Neste caso, há um empate quase numérico entre o segundo e o terceiro colocados. Dani Portela (Psol) tem 3% e Tecio Teles (Novo), 1%. 

Os candidatos Ludmila Outtes (UP), Simone Fontana (PSTU) e Victor Assis (PCO) foram citados, mas seus percentuais não chegaram a 0,5%.

Do total dos entrevistados, 6% não votariam em nenhum dos candidatos, votariam em branco ou anulariam o voto. Os que não sabem ou não responderam somam 3%. A margem de erro máximo estimada é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com a utilização de um intervalo de confiança de 95,45%.



“Praticamente todos os recifenses acham que ele (João Campos) vai ganhar a eleição (de acordo com a pesquisa). Os números são, digamos, consistentes em termos de intenção de voto, de avaliação etc. É uma avaliação superlativa. A aprovação (da administração) chega a 85%, ou seja, oito em cada dez recifenses aprovam a gestão do prefeito”, destacou a diretora-executiva do IPESPE, Marcela Montenegro.

 

Segmentos
Na estratificação da pesquisa estimulada, Campos tem um maior eleitorado feminino (80%), na faixa etária de 16 a 24 anos (84%), nos que estão no ensino médio (80%) e nos que ganham até dois salários mínimos (78%). 

Já Machado possui mais eleitores homens (9%). Na estratificação por idade, o candidato do PL tem mais eleitores entre as pessoas de 45 anos a 59 anos (7%) e, quanto ao grau de instrução, os que estão no nível superior (7%).

Em relação à renda, os que recebem de dois a cinco salários mínimos (9%) são a maioria dos eleitores do candidato do PL.

Daniel Coelho também tem mais eleitores do sexo masculino (6%), dos que têm 60 anos ou mais (6%), dos que possuem até o ensino fundamental (5%) e  que recebem mais de cinco salários mínimos (6%).

Espontânea
Na pesquisa espontânea, na qual não são apresentados os nomes dos candidatos e o entrevistado fala o que lhe vem à cabeça quando questionado em quem votaria, João Campos fica com 57% das intenções de voto. Em segundo lugar, Gilson Machado (PL), com 4%, seguido por Dani Portela e Daniel Coelho, ambos com 1%, cada. Já Tecio Teles foi citado, mas seu percentual não chegou a 0,5%. Os demais candidatos não foram citados. Já 8% não votariam em nenhum dos candidatos, votariam em branco ou anulariam o voto, e 28% não sabem ou não responderam.  

Preferência
Na avaliação de probabilidade de voto em um candidato, 71% disseram que com certeza votariam em João Campos.

Quanto às preferências do eleitor em relação ao próximo prefeito ou prefeita, 50% dos entrevistados disseram querer um gestor que dê continuidade à forma como o Recife vem sendo administrado; 26% querem que mude um pouco forma de administrar, dando continuidade a algumas coisas e mudando outras; 22% desejam que mude totalmente a forma de administrar o Recife; e 2% não sabem ou não responderam.      

Gestão
A administração do prefeito também foi avaliada. E 73% dos entrevistados consideram a gestão de João Campos ótima ou boa; 20%, regular; 5%, péssima ou ruim, e 1% não sabe ou não respondeu. Quanto à aprovação da gestão, 85% aprovam; 12% desaprovam e 3% não sabem ou não responderam. 

Para a pesquisa, foram ouvidos 800 recifenses entre 24 e 26 de agosto. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PE-02238/2024.

Intenção de voto para prefeito do Recife

Veja também

Dólar mantém baixa moderada ante real com reflexo de decisões do Fed e Copom
DÓLAR

Dólar mantém baixa moderada ante real com reflexo de decisões do Fed e Copom

Ibovespa perde fôlego com avanço dos juros futuros mesmo com disparada das bolsas de NY

Ibovespa perde fôlego com avanço dos juros futuros mesmo com disparada das bolsas de NY

Newsletter