Pesquisa Folha/IPESPE/Recife: o peso da influência dos líderes políticos
O levantamento analisou o peso do presidente Lula, de Jair Bolsonaro e de Raquel Lyra
A influência dos principais líderes políticos na hora de o eleitor decidir o voto para prefeito do Recife também foi mensurada na terceira rodada da pesquisa Folha/IPESPE, divulgada neste sábado (5).
O levantamento analisou a peso do presidente Lula (PT), do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e da governadora Raquel Lyra (PSDB) no pleito.
Leia Também
• Pesquisa Folha/IPESPE/Recife: gestão João Campos tem 85% de aprovação
• Pesquisa Folha/IPESPE/Recife: Gilson Machado é o candidato mais rejeitado
• Pesquisa Folha/IPESPE/Recife: João Campos consolida liderança e pode vencer no 1º turno
Lula
Para 48% dos entrevistados, o apoio do presidente Lula aumenta a chance de votar em determinado candidato. No entanto, 29% dos entrevistados dizem que o apoio do petista não altera sua decisão, e 20% declararam que o suporte de Lula reduz as intenções de voto.
Bolsonaro
O levantamento aponta que 25% afirmam que o respaldo do liberal aumenta a chance de voto. Já 17% dizem que o apoio não altera. Enquanto, 56% dos entrevistados acreditam que o apoio do ex-presidente Bolsonaro diminui a probabilidade de votar em um candidato.
Raquel Lyra
A força de influência da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), também foi analisada no levantamento. Para 20% dos entrevistados o apoio da tucana aumenta a chance de votar em um candidato, 39% dizem que não altera e 38% afirmam que reduziria.