Pesquisa Folha/IPESPE/Recife: saúde continua sendo a maior prioridade entre os eleitores
Entre os entrevistados, 60% consideram que a área deve ser a mais privilegiada pelo próximo prefeito
Na segunda rodada da pesquisa de intenções de voto para a Prefeitura do Recife realizada pela Folha de Pernambuco em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), divulgada na última segunda-feira (16), os eleitores também foram questionados sobre quais as principais áreas que devem receber mais atenção do próximo gestor do município.
A primeira pesquisa foi realizada de 24 a 26 de agosto e divulgada no dia 29 do mesmo mês.
Leia Também
• Pesquisa Folha/IPESPE/Recife: "Eleição será decidida no 1º turno”, diz Antonio Lavareda
• Pesquisa Folha/IPESPE/Recife: aprovação da administração de João Campos chega a 87%
• Pesquisa Folha/IPESPE/Recife: João Campos mantém liderança com 77% das intenções de voto
O levantamento foi feito de forma estimulada, quando os pesquisadores disponibilizam opções aos eleitores consultados.
As tabulações dos dados são realizadas a partir das respostas dos entrevistados à pergunta-padrão: “Na sua opinião, qual destas áreas do cartão deve ser a principal para receber mais atenção do(a) próximo(a) prefeito(a) do Recife?”
No total de menções, que engloba todas as respostas dadas pelo entrevistado (ele pode escolher mais de uma prioridade), a saúde continua como a principal área, com 60%, mas mesmo assim houve uma redução no percentual em relação à primeira pesquisa, quando ficou com 66%.
O item educação e creche também continua sendo considerado, pelos entrevistados, como a segunda maior prioridade para o próximo gestor, só que ao contrário da saúde, cresceu, saindo de 33% na primeira rodada para 44% nesta.
Áreas
Guarda municipal e segurança ficou em terceiro lugar nos dois levantamentos, só que passou de 20% da primeira para 17% nesta pesquisa. Em quarto, vem emprego e renda, que também teve o percentual reduzido de 13% para 10%.
A quinta posição nesta rodada ficou com transporte público, com 9% nesta, mesma posição no ranking de agosto, mas com 11% antes. Ainda no segundo levantamento, o sexto lugar nas prioridades para o próximo prefeito, de acordo com os pesquisados, foi calçamento e recapeamento de ruas e avenidas, com 9%, que na pesquisa anterior ocupou a quinta posição, com 10%.
Combate às drogas, é a sétima prioridade, com 8% (antes eram 10%). Em seguida, aparece trânsito e mobilidade urbana, com 5% em ambas as rodadas, à frente de assistência aos mais necessitados, com 4% (antes eram 6%). Habitação soma 3% (4% na anterior).
Com 2% das menções aparecem as áreas de iluminação pública (antes era 1%); cultura, esporte e lazer (2%, antes); coleta de lixo e limpeza pública (3%), e saneamento (na primeira pesquisa, a área não constou).
Por último, aparece conservação de jardins, praças e parques, com 1% nesta rodada ante 2% da anterior. Nesta pesquisa, 4% responderam todas as prioridades, enquanto 1% responderam nenhuma dessas ou outra (antes era 1%).
Para a segunda rodada de pesquisa, realizada face a face dos dias 12 a 14 deste mês, foram ouvidos 800 eleitores recifenses.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PE-08406/2024.