Logo Folha de Pernambuco

Pesquisa Folha/IPESPE/Recife: veja os números sobre a influência dos apoios políticos na disputa

Pesquisa aferiu o peso dos apoios de lideranças políticas aos prefeituráveis do Recife

Lula, Jair Bolsonaro e Raquel Lyra - Fotos: Mateus Bonomia/GIF | Alan Santos/divulgação | Paullo Allmeida

A pesquisa divulgada pela Folha de Pernambuco, em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), também aferiu a influência dos apoios de lideranças políticas na corrida às urnas para a Prefeitura do Recife.



O levantamento revelou que o apoio do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aliado do prefeito e candidato à reeleição, João Campos (PSB), aumenta as chances  de votar em um candidato para 45% dos entrevistados.

Para 36%, esse apoio não alteraria sua decisão, enquanto 18% indicam que o apoio do petista diminuiria suas chances de voto em um postulante.

Já uma aliança com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PT) aumentaria suas chances de voto para 22% dos pesquisados.

Outros 20% disseram que isso não mudaria sua decisão, enquanto 56% dos entrevistados disseram que o apoio do líder do PL diminuiria a possibilidade de votar em determinado candidato. No Recife, o prefeiturável e ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL), tem o apoio declarado de Bolsonaro. 

Por outro lado, o apoio da governadora Raquel Lyra (PSDB), aliada do ex-secretário estadual Daniel Coelho (PSD), aumenta as chances de voto em um postulante recifense para 16% dos pesquisados.

Outros 48% dos entrevistados disseram que não altera e 33% disseram que diminui as chances.

Estado
Ao serem questionados sobre a avaliação do Governo Raquel Lyra, 20% dos entrevistados consideram o governo da gestora tucana ótimo ou bom, 32% o avaliam como regular, enquanto 45% classificam a administração estadual como ruim ou péssima e outros 3% não souberam ou não responderam.
 
Sobre a aprovação da administração estadual, 28% dos recifenses entrevistados disseram que aprovam a gestão do Palácio do Campo das Princesas e 66% disseram que desaprovam. Já 6% não souberam ou não responderam. 

Federal
Em relação à avaliação do Governo do presidente Lula, a pesquisa revelou que, dentre os entrevistados, 48% avaliam a gestão petista como ótima ou boa. Já 25% avaliam como regular. Outros 25%  dos entrevistados consideram a administração federal como ruim ou péssima, enquanto 2% dos consultados não souberam ou não responderam.

Quando o quesito é a aprovação, 63% responderam que aprovam e 35% afirmaram que desaprovam.  Já 2% não souberam ou não responderam.

Veja também

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)
Corrida de rua

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)

"Não vamos destruir valor, vamos manter o foco em petróleo e gás", diz presidente da Petrobras

"Não vamos destruir valor, vamos manter o foco em petróleo e gás", diz presidente da Petrobras

Newsletter