Logo Folha de Pernambuco

Pollyanna Abreu é condenada por abuso de poder econômico e pode não assumir em Sertânia

Decisão judicial cassa registro da tucana e declara inelegibilidade por 8 anos; defesa pode recorrer

Prefeita eleita de Sertânia, Pollyanna Abreu é condenada por abuso de poder econômico e pode não assumir em 2025

Leia Também

• Eleições OAB-PE 2024: Ingrid Zanella é eleita presidente da OAB-PE

• Acompanhe resultado das eleições da OAB-PE em tempo real

• Eleições OAB-PE 2024: movimentação é tranquila, no Recife Expo Center

A Justiça Eleitoral condenou a prefeita eleita de Sertânia, Pollyanna Abreu (PSDB), e sua vice, Tereza Raquel, a partir da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pela Coligação Frente Popular de Sertânia. 

O caso, analisado pelo juiz eleitoral Gustavo Silva Hora, da 62ª Zona Eleitoral de Sertânia, resultou na cassação do registro de Pollyanna e na declaração de inelegibilidade pelo período de oito anos.

Segundo a decisão judicial, Pollyanna utilizou sua empresa, a PBA Transportes, para fins eleitorais, incluindo serviços de manutenção de estradas e patrocínios de eventos, além de promover a distribuição de brindes e contratar anúncios em rádio para associar sua imagem à candidatura.

O Ministério Público Eleitoral já havia se manifestado favorável à condenação. Na sentença, o juiz Gustavo Silva Hora destacou os atos que comprometem a integridade do processo eleitoral.

“Reitero que é a gravidade das circunstâncias do ato em si considerado, e não a sua probabilidade em influir no resultado da eleição, o pressuposto para configurar o abuso de poder”, disse o juiz na decisão.

O advogado da coligação Frente Popular de Sertânia, Renato Bevilaqua, celebrou a decisão. "A sentença deixa claro que não há espaço para práticas abusivas. Essa é uma vitória para o povo de Sertânia e um recado para quem tenta desequilibrar o jogo democrático com manobras ilícitas", disse. 

A decisão, no entanto, cabe recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).

O PSDB se pronunciou sobre o caso por meio de nota. Leia na íntegra:

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) vem a público reiterar o respeito incondicional às instituições, à justiça e ao processo eleitoral democrático. Entendemos, no entanto, que a decisão proferida pela 62ª Zona Eleitoral de Sertânia, na pessoa do excelentíssimo juíz eleitoral Gustavo Silva Hora é  equivocada, e que a prefeita eleita do município, Pollyanna Abreu, fez uma campanha seguindo o que rege a legislação eleitoral, sem qualquer ilegalidade ou excesso sob qualquer aspecto. Por fim, reforçamos que o PSDB e os integrantes da chapa encabeçada pelo partido em Sertânia estão trabalhando de forma conjunta e reunindo todas as provas necessárias para elucidar o ocorrido, em recurso ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
 

Veja também

Veja 4 mitos e verdades sobre os hábitos alimentares dos gatos
Folha Pet

Veja 4 mitos e verdades sobre os hábitos alimentares dos gatos

Europa registra primeira extinção provável de uma ave desde que existem controles
Extinção

Europa registra primeira extinção provável de uma ave desde que existem controles

Newsletter