Por iniciativa de Aline Mariano, Grupo Mulheres do Brasil é homenageado na Câmara do Recife
O grupo atua na defesa dos interesses das mulheres e em prol do protagonismo feminino
Criado em 2013 por 40 mulheres de diferentes segmentos com o objetivo de engajar a sociedade civil na conquista de melhorias para o país, o Grupo Mulheres do Brasil foi homenageado na Câmara do Recife em solenidade realizada nesta quinta-feira (28), por iniciativa da vereadora Aline Mariano (PP). O grupo atua na defesa dos interesses das mulheres e em prol do protagonismo feminino, em busca da garantia da igualdade de direitos, no aumento da participação das mulheres nos espaços de decisão, e na mobilização da sociedade na construção de soluções para os problemas enfrentados pela sociedade. O evento foi presidido pelo vereador Victor André Gomes (União Brasil).
Atualmente, o Grupo Mulheres do Brasil é presidido pela empresária Luiza Helena Trajano. Ele possui 119.831 participantes em todo o Brasil e também no exterior. No desenvolvimento das suas atividades, o Grupo observa os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência. Nenhuma integrante recebe vantagens ou benefícios por qualquer forma ou título.
O Mulheres do Brasil trabalha a construção de ações concretas para diversos problemas enfrentados pela sociedade, especialmente para: a promoção e conquista da igualdade racial e de gênero, o fim da violência contra a mulher, a promoção e consolidação de sistema de saúde de qualidade e de acesso igualitário a todo, a promoção e consolidação de sistema de educação de qualidade e de acesso amplo, facilitado e igualitário a todos, promovendo ainda a cultura, o artesanato e as atividades artísticas e esportivas.
Além dos parlamentares, também compuseram a mesa de honra da solenidade: Roseana Amorim, líder do Grupo de Mulheres do Brasil Recife, representando todas as homenageadas; Margarida Lacerda, representando a Secretaria de Governo e Participação Social do Recife; Glauce Medeiros, secretária da Mulher do Recife; e Hiroaki Sano, cônsul-geral do Japão, representando os 22 países que integram o Grupo. Durante a solenidade foram exibidos três vídeos institucionais em homenagem aos 10 anos do grupo Mulheres do Brasil. Além disso, a cantora Nena Queiroga fez uma apresentação musical à capela do hino do grupo, e o cordelista Toinho Mendes, fez a leitura de um cordel em homenagem às Mulheres do Brasil.
A vereadora Aline Mariano salientou a importância da união das mulheres para o avanço na igualdade de gênero, representada, também, pelo grupo Mulheres do Brasil, que tem proporcionado várias conquistas às mulheres
“Durante muitos anos nós fomos colocadas de lado, mas a gente sabe o quanto tem sido transformador os espaços que temos conquistado. Já demos avanços importantes na igualdade de gênero, mas que a gente consiga acelerar esse passo, contando com a ajuda de grupos e instituições ligadas à nossa luta, como é o caso do Mulheres do Brasil, que nasceu do sonho de 40 mulheres que tinham o propósito em comum de fazer algo pelo país, de botar a mão na massa ao invés de ficar reclamando”, afirmou.
Leia Também
• Projeto da nova orla do Recife recebe elogios de Sileno Guedes
• Município do Jaboatão terá novo habitacional e mais quatro creches
• Raquel Lyra sanciona LDO e veta emendas da Alepe
De acordo com a vereadora, o grupo se articulou e foi até a Câmara dos Deputados, em Brasília, conversar com parlamentares para que o movimento fosse institucionalizado e reconhecido nacionalmente.
“E assim, em 8 de outubro de 2013, sob a liderança de Luiza Helena Trajano, foi criado o maior movimento feminino político suprapartidário, que atualmente reúne mulheres de todas origens e profissões, de mais de 50 localidades do Brasil e do exterior, com o intuito de engajar a sociedade civil na conquista de melhorias para o país. O grupo tem o protagonismo feminino como essência, atua em parceria com ONGs, instituições e governos, em ações nas áreas de educação, saúde, empreendedorismo, entre outros importantes assuntos, por meio de seus comitês temáticos," explicou a vereadora.
Aline Mariano lamentou os dados apresentados por ela sobre a desigualdade de gênero no país, em todas as esferas, sobretudo no mercado de trabalho.
“A mulher ganha 21% menos do que o homem, trabalhando exatamente igual, na mesma função; as mulheres ocupam apenas 15,2% dos cargos de conselho nas empresas; sem contar o problema alarmante da violência contra a mulher. Tudo isso mostra a importância de um movimento de mulheres que tenha esse olhar crítico e atento a essas causas e trabalhe para criar políticas públicas que transformem a sociedade como um todo”, destacou.
A empresária e presidente do grupo Mulheres do Brasil, Luiza Helena Trajano, agradeceu, em vídeo exibido durante a solenidade, a homenagem às mais de 120 mil mulheres que representam o colegiado
“A gente fica muito emocionada e com o coração cheio de alegria com esse reconhecimento. Ao mesmo tempo, ele também aumenta a nossa responsabilidade em continuar fazendo pelo Brasil e pelo mundo o bem e a união de todos,'" disse a empresária.
Por sua vez, na tribuna da Câmara do Recife, a líder do Mulheres do Brasil Recife, Roseana Amorim, falou da emoção de estar representando o grupo na solenidade e destacou a importância das ações realizadas.
“Aprendemos desde cedo com a nossa presidente que, no grupo, não tem lugar para reclamar. Não tem lugar para quem não quer fazer, construir e aprender. Nós nos esforçamos muito, estamos em uma construção onde aprendemos a respeitar cada um do jeito que é. A gente entende que esse grupo é lindo e diverso. Uma das coisas mais bonitas que aprendi a aprimorar com ele foi a fazer o bem, que eu já fazia desde cedo - aprendi em casa com a minha mãe," destacou Roseana.
Ao finalizar a reunião solene, o vereador Victor André Gomes, que lembrou da sua avó, Dona Geni, disse que ela representava a estrutura da sua família e afirmou, também, ter se sentido honrado ao receber o convite para presidir o evento.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.