Posse do novo gestor do Ceasa só no dia 19 mesmo após pressão do PP
Partido negociou apoio ao pré-candidato do governo em troca de cargos e queria ignorar regulamento
Diferentemente dos boatos surgidos ontem, anunciando que o atual presidente do Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), Gustavo Melo, estaria resistindo a entregar o cargo, a posse do futuro gestor já tem data marcada. O presidente estadual do PROS, Bruno Rodrigues, assume a função no próximo dia 19. A mudança faz parte dos acordos firmados entre o Governo do Estado e o Partido Progressista (PP) para que as duas legendas se mantivessem na Frente Popular, apoiando o pré-candidato ao Executivo estadual Danilo Cabral (PSB).
O que fontes ligadas ao Palácio do Campo das Princesas relatam é que o presidente do PP no estado, deputado federal Eduardo da Fonte, estaria pressionando o Governo a agilizar a reforma, ignorando inclusive o estatuto do Ceasa, para ter a certeza de que não errou ao abandonar a pré-candidatura de Marília Arraes (Solidariedade). O deputado ajudou a ex-petista a formar sua chapa com os também deputados André de Paula (PSD) para o Senado e Sebastião Oliveira (Avante), como vice. Segundo a pesquisa Folha de Pernambuco/IPESPE, a pré-candidata lidera a disputa (29%), contra Danilo, que ocupa o quarto lugar, com 10% da preferência.
Embora ligado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário, o Ceasa, que funciona numa área de 580 mil metros quadrados no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife, é uma Organização Social (OS). Possui regulamento próprio e um conselho administrativo, que trabalha alinhado com o governador. O nome do futuro administrador foi publicado no Diário Oficial do último dia 4 e o conselho precisa de 15 dias para reunir-se e dar posse a Bruno Rodrigues, que chegou a coordenar a campanha de Marília.
"Não existe nenhuma aresta entre mim e Gustavo. Tudo está acontecendo pacificamente", assegurou Bruno Rodrigues. Segundo a assessoria do Ceasa, que possui 1.350 permissionários fixos e 500 produtores, a transição já está acontecendo e se dá de forma tranquila Gustavo Melo tem 41 anos, é filho de Honorato Leitão, ex-prefeito de São Vicente Férrer, na Mata Norte, e um nome no qual o PSB apostou para renovar o quadro de gestores. Está no Centro de Abastecimento há 15 anos, metade deles como presidente.
O que Gustavo Melo não deixa, independentemente de gerir o Ceasa-PE, é a presidência da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), que reúne 23 centrais do país. Ele foi eleito vice em 2019, assumiu a presidência em 2020 e foi reeleito por unanimidade para o biênio 2021/2022. O mandato termina em dezembro.