Prazo para convenções inicia com indefinição para muitos pré-candidatos
Postulantes dos maiores colégios eleitorais do Estado aguardam confirmação de cabos eleitorais
Mesmo com o início do prazo estabelecido na legislação eleitoral para a realização das convenções partidárias, neste sábado (20), para homologar as candidaturas a prefeitos e vereadores nos municípios, ainda há indefinição sobre a data de realização dos eventos de muitos pré-candidatos e pré-candidatas. O período vai até 5 de agosto.
As candidaturas dos que vão participar do pleito municipal em outubro devem ser aprovadas por todos os presentes nas convenções para obterem o registro na Justiça Eleitoral.
Muitos dos pré-candidatos desejam ter a presença de cabos eleitorais no evento, o que gera o atraso na definição de datas.
Recife
No Recife, a primeira convenção ocorre neste sábado. É a da federação Psol/Rede, que vai oficializar o nome de Dani Portela (Psol). O ato será na Casa Marielle Franco, no bairro do Derby, às 14h.
Em seguida, o Partido Novo realiza seu ato, na próxima quarta-feira (24), no auditório do Empresarial Camilo Brito, situado no bairro de Santo Amaro, área central da cidade, às 19h. Quem lidera a chapa é Tecio Teles.
Já as convenções que devem chancelar os nomes de Daniel Coelho (PSD) e João Campos (PSB) têm as datas definidas para 3 e 4 de agosto, mas ainda não há os locais.
O pré-candidato do PL, Gilson Machado, também espera definição do partido, assim como Michele Collins, que disputará pelo PP, e Simone Fontana, que concorre pelo PSTU.
RMR e Interior
Em Jaboatão dos Guararapes, dois dos principais pré-candidatos terão os nomes validados em convenções no mesmo dia. A do Partido dos Trabalhadores, com liderança de Elias Gomes, e a do PP, com Clarissa Tércio, ocorrem dia 3 de agosto. Antes disso, ainda em julho, acontece a do PL, que chancela o nome do prefeito Mano Medeiros à reeleição. Os três eventos, no entanto, ainda não tem locais definidos.
Olinda
Já em Olinda, o PT faz convenção dia 27 de julho e apresenta Vini Castello (PT). O PL promove a sua dia 1 de agosto, com Izabel Urquiza na liderança. O PP faz em 3 de agosto, com Márcio Botelho na cabeça de chapa. Mas ainda também não se sabe os lugares. A convenção do PSD, com Mirella Almeida como líder, ainda não tem data e local.
Caruaru
Em Caruaru, PDT, PSDB e MDB fazem convenções no dia 4, para chancelarem Zé Queiroz, Rodrigo Pinheiro e Toninho Rodrigues, respectivamente.
Petrolina
Já em Petrolina, o União Brasil promove o ato em 2 de agosto, para consolidar a batalha pela reeleição de Simão Durando, e o PT apresenta Odacy Amorim no mesmo dia, no Centro Cultural Dom Bosco. O evento para Simão Durando ainda não tem local.
Confira a lista convenções marcadas nos dez maiores colégios eleitorais de Pernambuco:
Recife
Dani Portela (Psol) - 20/07
Tecio Teles (Novo) - 24/07
Daniel Coelho (PSD) - 03/08
João Campos (PSB) - 04/08
Gilson Machado - 04/08
Michele Collins (PP) - indefinido
Simone Fontana (PSTU) - 20/07
Ludmila Outtes (UP) - 28/07
Jaboatão dos Guararapes
Mano Medeiros (PL) - 27/07
Clarissa Tercio (PP) - 03/08
Elias Gomes (PT) - 03/08
Olinda
Vini Castello (PT) - 27/07
Izabel Urquisa (PL) - 01/08
Márcio Botelho (PP) - 03/08
Mirella Almeida (PSD) - 01/08
Caruaru
Rodrigo Pinheiro (PSDB) - 04/08
Zé Queiroz (PDT) - 04/08
Toninho Rodrigues (MDB) - 04/08
Petrolina
Simão Durando (UB) - 02/08
Odacy Amorim (PT) - 02/08
Garanhuns
Sivaldo Albino (PSB) - 3 de agosto
Izaías Régis (PSDB) - 31/07
Cabo de Santo Agostinho
Keko do Armazém (PL) - 04/07
Lula Cabral (PSD) - 02/08
Camaragibe
Diego Cabral (Republicanos) - 26/07
Jorge Alexandre (Pode) - indefinido
Bosco Silva (PSD) - indefinido
Paulista
Junior Matuto (PSB) - 03/08
Severino Ramos (PSDB) - indefinido
Francisco Padilha (PDT) - indefinido
Edson Araújo (PL) - indefinido
Livia Álvaro (PP) - indefinido
Vitória de Santo Antão
Paulo Roberto (MDB) - indefinido
André Carvalho (PDT) - 30/07