Logo Folha de Pernambuco

Prazo para justificativa do 2º turno acaba nesta terça-feira (7)

A justificativa pode ser feita de forma simples e prática por meio on-line ou presencial

Título de eleitor - Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Os eleitores que não compareceram ao 2º turno das eleições municipais têm até esta terça-feira (7) para justificar sua ausência e evitar pendências com a Justiça Eleitoral. É importante agir rapidamente para evitar multas ou restrições no CPF, que podem impactar em situações como a emissão de passaportes e participação em concursos públicos.

Como justificar

A justificativa pode ser feita de forma simples e prática por meio dos seguintes canais:

Aplicativo e-Título: Disponível para download gratuito em smartphones, o app permite justificar sua ausência com poucos cliques.
Sistema Justifica: No portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), acesse o Sistema Justifica, preencha os dados solicitados e envie a justificativa.
Cartórios Eleitorais: Para quem prefere o atendimento presencial, é possível comparecer ao cartório eleitoral mais próximo e realizar o procedimento.

Documentos necessários

Para justificar, é necessário apresentar um documento que comprove o motivo da ausência, como atestado médico, comprovante de passagens ou declaração de trabalho,entre outros. Além de um documento oficial com foto.

Quem não justificar sua ausência estará sujeito a multas e pode enfrentar restrições legais, como dificuldades em assumir cargos públicos, renovar passaportes ou realizar matrículas em instituições de ensino público.

 

Veja também

Após 2 anos dos ataques de 8/1, STF condenou 371; 122 estão foragidos
BALANÇO

Após 2 anos dos ataques de 8/1, STF condenou 371; 122 estão foragidos

Maduro anuncia captura de sete ''mercenários'' na Venezuela, incluídos dois americanos
PRISÃO

Maduro anuncia captura de sete ''mercenários'' na Venezuela, incluídos dois americanos

Newsletter