Prazo para registro de candidatura na Amupe encerra nesta segunda (17)
Marcelo Gouveia já tem chapa completa, enquanto Jandelson Gouveia segue em articulação
Faltando dez dias para as eleições da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), os candidatos têm até esta segunda-feira (17) para inscrever suas chapas. O registro pode ser feito das 8h às 17h, com 38 nomes, incluindo prefeitos e ex-gestores. A escolha da nova diretoria está marcada para 27 de fevereiro e poderá ocorrer presencialmente, na sede da Amupe, ou de forma online.
Até agora, apenas Marcelo Gouveia (Podemos), atual presidente e ex-prefeito de Paudalho, confirmou sua candidatura à reeleição com chapa completa.
Inicialmente, o prefeito de Aliança, Pedro Freitas (PP), e a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), também eram pré-candidatos à presidência. No entanto, em consenso, decidiram compor a chapa de Marcelo Gouveia.
Leia Também
• Consenso na disputa pela presidência da Amupe: Gouveia e Pedro Ermírio fecham acordo
• Márcia Conrado diz que consenso mostra uma Amupe apartidária
• Movimentos na Alepe contribuíram para o consenso na eleição da Amupe
Nesse contexto, Pedro será candidato a vice-presidente e Márcia à Secretaria da Mulher, enquanto Elcione Ramos (PSDB), de Igarassu, será secretária e depois candidata a vice-presidente. Ruben Lima (PSB), de Panelas, ficará como tesoureiro, e Galego de Nanai (Avante), de Cabrobó, será o segundo tesoureiro. Já Juliana de Chaparral (União), de Casinhas, será suplente de Márcia Conrado.
Já o ex-presidente e ex-prefeito de Escada, Jandelson Gouveia (PL), segue em articulação e tem até esta segunda para garantir os apoios necessários e oficializar sua candidatura. Um de seus aliados é o prefeito de João Alfredo, Zé Martins (PSB), que, a princípio, criticou Marcelo Gouveia por não ser mais prefeito e concorrer à vaga, ainda que apoie um candidato na mesma situação.
Comenta-se nos bastidores que o ex-gestor de Escada vem tentando formar sua chapa desde que anunciou à imprensa sua possível candidatura, mas que será difícil concretizá-la até esta segunda, já que são 38 nomes, além das exigências de duas indicações de políticos de cada Região de Desenvolvimento.