Pré-candidatos a prefeito do Recife comparecem à Festa do Carmo, nesta terça-feira (16)
Gilson Machado (PL) e Tecio Teles (NOVO) estiveram na Basílica de Nossa Senhora do Carmo
Pré-candidatos a prefeito do Recife compareceram à Festa de Nossa Senhora do Carmo, nesta terça-feira (16). Faltando pouco menos de três meses para o primeiro turno das eleições municipais, a presença na celebração à padroeira da Capital pernambucana representa uma oportunidade para buscar maior proximidade com os eleitores, sobretudo, os católicos.
Gilson Machado (PL) foi o primeiro a prestigiar a 328ª edição da festa religiosa. Chegou pela manhã, ao lado do filho, Gilson Machado Filho, sendo saudado por correligionários e apoiadores.
Leia Também
• Gilson Machado critica aumento da gasolina e promete redução da carga tributária no Recife
• Gleisi Hoffmann afirma que Jaboatão é prioridade do PT nas eleições
• Tecio Teles e Jorge Petribu unem forças para impulsionar Recife e Carpina
Com passagem discreta pelo evento, o ex-ministro do Turismo assistiu à missa das 10h, na basílica. Dentro da igreja, conversou com fiéis e religiosos, na companhia do deputado estadual Coronel Alberto Feitosa, seu colega de partido.
Em entrevista à Folha de Pernambuco, Gilson disse ser católico praticante e que não há conflitos em relação aos evangélicos, que constituem grande parte do eleitorado do seu partido. “Não tenho nenhum problema em visitar uma igreja evangélica”, disse o pré-candidato.
Sem citar nomes, o liberal não poupou críticas aos sacerdotes católicos que não se comprometem com a causa antiaborto. “Estamos precisando de padres missionários, que deixem a política de lado e apoiem o que está na Bíblia. O que está na bíblia é muito claro. Na bíblia diz que o homem nasceu de partenogênese, que a vida começa na concepção e não tem como você deixar entrar na sua mente que um padre compactua com isso”, defendeu.
Sobre a data da convenção do partido, Gilson informou que ainda não há nada decidido. “Estamos vendo a melhor data, junto ao presidente Bolsonaro e ao presidente Valdemar Costa Neto [líder nacional da legenda], para que a gente faça uma convenção que agregue todo mundo e tenha o maior número de participantes, tanto do PL nacional como de outros estados”, afirmou.
O advogado Tecio Teles, pré-candidato ao cargo de prefeito do Recife pelo NOVO, participou das missas da Festa do Carmo no início da tarde, acompanhado de sua equipe e do vereador Felipe Alecrim, do mesmo partido.
Tecio, que também esteve na celebração do Dia do Católico, no Cais do Sertão, último domingo (14), afirmou que estar nas festividades católicas é um hábito adquirido desde antes de entrar na política. “Sou católico. Participar dessas festividades é sempre importante, porque a gente reaviva a fé. Sempre participo e agora, como candidato, isso acaba tendo uma publicidade maior”, destacou.
De acordo com o pré-candidato, a convenção da legenda será no dia 23 de julho, oficializando seu nome na corrida municipal. “No dia, também vamos anunciar a nossa vice na chapa. Adianto que será uma mulher”, apontou.
Sobre a possibilidade de dividir os votos dos eleitores de direita com Gilson Machado e Daniel Coelho (PSD), Tecio disse ver como algo natural do jogo democrátioc. “Faz parte de cada partido - e é legítimo - colocar o seu nome. A minha direita representa uma direita eficiente e moderada na cidade do Recife. A gente está discutindo os problemas e as soluções, entendendo que vamos trazer o debate para a questão da eficiência”, analisou.
A presença do atual prefeito do Recife e pré-candidato à reeleição, João Campos (PSB), é esperada para a missa campal, ponto alto dos festejos, às 16h. Daniel Coelho (PSD) estará no evento também no período da tarde, junto com a governadora Raquel Lyra (PSDB).