Pré-candidatos a prefeito do Recife comparecem à Festa do Carmo, nesta terça-feira (16)

Gilson Machado (PL) e Tecio Teles (NOVO) estiveram na Basílica de Nossa Senhora do Carmo

Gilson Machado (PL) e Tecio Teles (NOVO), na Festa do Carmo - Alexandre Aroeira e Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

Pré-candidatos a prefeito do Recife compareceram à Festa de Nossa Senhora do Carmo, nesta terça-feira (16). Faltando pouco menos de três meses para o primeiro turno das eleições municipais, a presença na celebração à padroeira da Capital pernambucana representa uma oportunidade para buscar maior proximidade com os eleitores, sobretudo, os católicos. 

Gilson Machado (PL) foi o primeiro a prestigiar a 328ª edição da festa religiosa. Chegou pela manhã, ao lado do filho, Gilson Machado Filho, sendo saudado por correligionários e apoiadores. 
 

Com passagem discreta pelo evento, o ex-ministro do Turismo assistiu à missa das 10h, na basílica. Dentro da igreja, conversou com fiéis e religiosos, na companhia do deputado estadual Coronel Alberto Feitosa, seu colega de partido. 

Em entrevista à Folha de Pernambuco, Gilson disse ser católico praticante e que não há conflitos em relação aos evangélicos, que constituem grande parte do eleitorado do seu partido. “Não tenho nenhum problema em visitar uma igreja evangélica”, disse o pré-candidato.

Sem citar nomes, o liberal não poupou críticas aos sacerdotes católicos que não se comprometem com a causa antiaborto. “Estamos precisando de padres missionários, que deixem a política de lado e apoiem o que está na Bíblia. O que está na bíblia é muito claro. Na bíblia diz que o homem nasceu de partenogênese, que a vida começa na concepção e não tem como você deixar entrar na sua mente que um padre compactua com isso”, defendeu.

Sobre a data da convenção do partido, Gilson informou que ainda não há nada decidido. “Estamos vendo a melhor data, junto ao presidente Bolsonaro e ao presidente Valdemar Costa Neto [líder nacional da legenda], para que a gente faça uma convenção que agregue todo mundo e tenha o maior número de participantes, tanto do PL nacional como de outros estados”, afirmou.

O advogado Tecio Teles, pré-candidato ao cargo de prefeito do Recife pelo NOVO, participou das missas da Festa do Carmo no início da tarde, acompanhado de sua equipe e do vereador Felipe Alecrim, do mesmo partido.

Tecio, que também esteve na celebração do Dia do Católico, no Cais do Sertão, último domingo (14), afirmou que estar nas festividades católicas é um hábito adquirido desde antes de entrar na política. “Sou católico. Participar dessas festividades é sempre importante, porque a gente reaviva a fé. Sempre participo e agora, como candidato, isso acaba tendo uma publicidade maior”, destacou.

De acordo com o pré-candidato, a convenção da legenda será no dia 23 de julho, oficializando seu nome na corrida municipal. “No dia, também vamos anunciar a nossa vice na chapa. Adianto que será uma mulher”, apontou. 

Sobre a possibilidade de dividir os votos dos eleitores de direita com Gilson Machado e Daniel Coelho (PSD), Tecio disse ver como algo natural do jogo democrátioc. “Faz parte de cada partido - e é legítimo - colocar o seu nome. A minha direita representa uma direita eficiente e moderada na cidade do Recife. A gente está discutindo os problemas e as soluções, entendendo que vamos trazer o debate para a questão da eficiência”, analisou.  

A presença do atual prefeito do Recife e pré-candidato à reeleição, João Campos (PSB), é esperada para a missa campal, ponto alto dos festejos, às 16h. Daniel Coelho (PSD) estará no evento também no período da tarde, junto com a governadora Raquel Lyra (PSDB). 

Veja também

Inflação não se controla só com alta de juros, diz Luiz Marinho
BRASIL

Inflação não se controla só com alta de juros, diz Luiz Marinho

Jaboatão abre seleção com 33 vagas na saúde; confira detalhes das inscrições
concursos e empregos

Jaboatão abre seleção com 33 vagas na saúde; confira detalhes das inscrições

Newsletter