Prefeito busca recursos no Ministério da Agricultura para fortalecer a zona rural de Caruaru
Rodrigo Pinheiro solicita inclusão da cidade no programa federal que impulsiona o desenvolvimento sustentável da agricultura
O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), esteve em Brasília, na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária, onde foi recebido pelo secretário-executivo, Irajá Lacerda. O gestor solicitou ao ministério a inclusão do município de Caruaru no Programa Agronordeste, que visa fortalecer e impulsionar o desenvolvimento sustentável da agricultura na região.
Rodrigo Pinheiro pleiteou também a aquisição de equipamentos agrícolas, pavimentação de estradas rurais, além de centros de apoio ao agricultor rural.
Caruaru possui 22.470 hectares de área rural registrados, com 1.406 estabelecimentos e/ou propriedades rurais, com o total de 62.789 habitantes na zona rural.
O município conta com 42 associações de produtores rurais, formadas por aproximadamente 1.200 famílias. Dessas, 9.043 pessoas estão ocupadas em estabelecimentos agropecuários, segundo indicadores da agricultura familiar e não familiar.
Na lavoura permanente destacam-se as produções de: abacate, banana, castanha de caju, laranja e maracujá. Na lavoura temporária destacam-se as produções de cana-de-açúcar, feijão, mandioca, milho e tomate.
“Estamos trabalhando em busca do fortalecimento da agricultura familiar, por isso a inclusão de Caruaru no Programa Agronordeste é uma oportunidade ímpar para aprimorar ainda mais a infraestrutura agrícola, promover capacitação técnica, disponibilizar linhas de crédito facilitadas e fomentar a inovação, visando o crescimento sustentável de nossos agricultores caruaruenses e a expansão responsável da produção local. Esta inclusão ao programa contribuirá significativamente para o fortalecimento do setor agropecuário em nossa região”, enfatizou Rodrigo Pinheiro.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.