Prefeito de Caruaru chama para si a responsabilidade pela vitória de Raquel no município
Rodrigo Pinheiro agradeceu ao povo da Capital do Agreste e elogiou ação de Priscila Krause no Recife
O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), ex-vice de Raquel Lyra (PSDB), abraçou para si a vitória da candidata na Capital do Agreste, no primeiro turno das eleições ao Governo de Pernambuco. Pinheiro também elogiou a atuação da candidata a vice, Priscila Krause (Cidadania).
"Priscila Krause assumiu a coordenação geral da campanha, e cumpriu muito bem o seu papel no Recife, deixando Raquel em primeiro lugar na capital. Da mesma forma que fizemos aqui, deixando Raquel Lyra a mais votada em Caruaru, com mais votos do que a soma de todos os adversários juntos", registrou nesta segunda-feira em suas redes sociais.
Raquel, que foi eleita a primeira prefeita de Caruaru em 2016 e reeleita em 2020, no primeiro turno, com 114.466 votos (66,86%), vai para o segundo turno na disputa pelo Governo do Estado. Desta vez ela foi escolhida por 92.998 eleitores. Mais que Anderson Ferreira, do PL, (32.361); Miguel Coelho, do União Brasil (21.234) e a própria Marília Arraes, candidata do Solidariedade que ficou em primeiro lugar no primeiro turno, e em Caruaru teve 19.602 votos.
Leia Também
• "Sigo com Raquel, mas sou prefeito e tenho de tomar conta de Caruaru", diz Rodrigo Pinheiro
• Rodrigo Pinheiro imprime seu ritmo em Caruaru e demite aliados de Raquel
• Prefeito de Caruaru e vereadores participam de atos políticos com Raquel Lyra
No Recife, a façanha praticamente se repetiu. Raquel também teve a maior quantidade de votos na capital pernambucana 222.451 (24,33%), seguida por Anderson (219.716) e Marília, que disputou a Prefeitura do Recife em 2020, pelo Partido dos Trabalhadores, e no segundo turno obteve 348.126 votos, sendo derrotada pelo primo João Campos (PSB). Agora, Marília conseguiu menos da metade dos votos: 170.503.
"Nossa querida Raquel Lyra, por desejo de mais de um milhão de pernambucanos está no segundo turno das eleições para o Governo de Pernambuco, e tenho certeza que será nossa nova Governadora, para fazer as mudanças que nosso Estado necessita", registrou o prefeito que durante a pré-campanha adotou postura discreta, chegando a ser questionado por não ter se envolvido 100% na mobilização pela construção da chapa.
Nos bastidores comentava-se que Rodrigo Pinheiro já pensava em uma possível reeleição para 2024, desvencilhando-se da família Lyra, com quem mantém laços de amizade desde adolescente. O pai de Rodrigo ocupou uma secretaria quando o pai de Raquel, João Lyra Neto foi prefeito de Caruaru (1989 a 1993 e de 1997 a 2001).
O prefeito também deixou correligionários de orelhas em pé quando, durante as festas juninas, recebeu em seu camarote todos os pré-candidatos ao Governo de Pernambuco. A decisão teria irritado Raquel Lyra na época. O prefeito, vice de Raquel desde a primeira eleição para a Prefeitura de Caruaru, negou qualquer indisposição de não ficar ao seu lado durante a campanha.
Em sua postagem nas redes sociais, Pinheiro se compadece da candidata, que perdeu o marido vítima de infarto na madrugada do último domingo (2), e garante que ela não está sozinha.
"O momento vivido por ela é bastante delicado e difícil, mas Raquel não está só. Estamos com ela, e vamos juntos e fortes para o segundo turno, pois a população entendeu a mensagem e sabe que Raquel é a melhor opção para Pernambuco. Mesmo neste momento de dor para todos nós, quero agradecer aos caruaruenses e pernambucanos, que ouviram nosso chamado"
Na mesma postagem, o prefeito também agradece ao povo de Caruaru pela vitória da ex-prefeita de São Bento do Una Débora Almeida, eleita deputada estadual e a mais votada do Estado pelo PSDB.
"A Assembleia Legislativa terá uma deputada que defenderá os interesses da população da Capital do Agreste. Uma vitória também do nosso povo. Com Débora Almeida na Assembleia, Caruaru renova sua esperança por dias melhores para nossa cidade e região", ressaltou.