Logo Folha de Pernambuco

Prefeito de Garanhuns anuncia que vai assumir a organização do FIG a partir do próximo ano

Sivaldo Albino disse que vai buscar apoio da iniciativa privada e do Governo Federal e quer contar com apoio do Estado

Prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino - Thomas Ravelly/Divulgação

Matéria em atualização

O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), anunciou pelas redes sociais na noite da última sexta-feira (28/07), que a partir do próximo ano o Festivval de Inverno de Garanhuns, será realizado diretamente pela prefeitura. Até agora coube ao Governo do Estado a organização do evento, que existe há 33 anos e está em sua 31ª edição. O gestor disse que deseja continuar contando com o apoio do Executivo estadual, mas vai buscar apoio da iniciativa privada e do Governo Federal.

"Vamos assumir essa responsabilidade para continuar fazendo com que o nosso festival cresça a cada ano e não diminua, como ocorreu este ano. Depois do grande evento de 2022, a gente esperava, pelo menos, fazer um FIG próximo ao que foi o do ano passado, juntando as pessoas que podem contribuir com isso",  justificou o prefeito, lembrando que a decisão foi tomada depois de ter conversado com empresários da rede hoteleira, da gastronomia, do comércio formal e do informal, com barraqueiros e ambulantes.

Sivaldo Albino alega que desde o início da edição deste ano, o festival foi envolvido em muitas polêmicas. Segundo o prefeito, a grade da programação divulgada pelo Estado não agradou a população. Antes, o gestor já havia se irritado ao descobrir a data do evento, anunciada pela governadora Raquel Lyra (PSDB), pelas redes sociais. Na véspera do FIG, o então secretário de Cultura, Silvério Pessoa, entregou o cargo.

"Chega uma hora em que o líder do município precisa tomar algumas decisões, e a decisão que nós tomamos, ouvindo toda a sociedade, e o povo, é que o FIG não pode ser apequenado. Ele precisar crescer e se engrandecer cada vez mais", enfatizou, ressaltando ter para isso o apoio do deputado federal Felipe Carreras (PSB), que, segundo Sivaldo Albino, tem sido o maior parceiro da história de Garanhun

 

O prefeito avisou que vai devolver as noites temáticas à programação do que considera o maior evento multicultural do Brasil. "Vamos fazer e trazer de volta a noite do samba, com pagode, a noite romântica, a noite do forró, a noite da MPB, do pop rock e também a noite sertaneja",  pontuou, acrescentando que deseja consolidar o evento no calendário nacional, sem desprezar a ajuda do Executivo estadual. "Quero continuar contando com o apoio do Governo do Estado no incentivo à cultura, incentivando o evento", declarou.

O FIG deste ano teve início no último dia 21, com a apresentação de nomes como Lenine, Isaar e Maneva. E segue até domingo (30/07). Clique aqui para ver a programação do fim de semana.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.

 

Veja também

Newsletter