Prefeito de Sertânia sofre tentativa de assassinato

Ângelo Ferreira foi esfaqueado e transferido para o Hospital Memorial Arcoverde

O Prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira - Divulgação

O prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira (PSB), foi esfaqueado na tarde desta quinta-feira (29). O crime teria acontecido no centro do município, no Sertão, que fica a 313 km do Recife. Ângelo Ferreira foi socorrido, imediatamente, para um hospital local, mas foi transferido para o Hospital Memorial Arcoverde.

Segundo um familiar, o prefeito chegou ao hospital bem: "Ele chegou bem, orientado, conversando, consciente. Estamos aguardando mais informações e a possibilidade de transferência ou não para Recife. O quadro é estável. À princípio não corre risco de falecer. O suspeito entrou no carro e fugiu. Ainda não deu tempo de falar com a polícia", disse Paulo Ferreira, irmão do prefeito.

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), se pronunciou nas suas redes sociais: "Fiquei estarrecido com o atentado contra a vida do prefeito de Sertânia. Ângelo Ferreira, meu amigo, companheiro de partido e uma das pessoas mais sérias que conheço. É preciso dar um basta nesta onda de ódio e violência. As autoridades competentes precisam atuar com firmeza, punindo os culpados. Seguimos na torcida pela recuperação de Ângelo, pedindo a Deus que apoie sua família neste momento tão difícil".

A Frente Popular de Sertânia, coligação de Ângelo Ferreita, emitiu a seguinte nota: "Atentar contra a vida de alguém ultrapassa todos os limites da democracia, que significa governo do povo. Eleito pelo povo. Nós, da Frente Popular de Sertânia, repudiamos qualquer ato de violência e ódio. Após o ataque sofrido nesta tarde de quinta-feira (29), informamos que o prefeito Ângelo Ferreira está passando por atendimento. Prezamos pela paz, por isso, pedimos a todos que não vão às ruas e evitem conflitos e provocações.Pedimos calma nesse momento de comoção. Vamos todos fazer nossas orações em casa pela plena recuperação do prefeito".

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto (PSDB), também se pronunciou, lamentando o ocorrido: "A tentativa de homicídio sofrida, nesta quinta-feira, pelo ex-deputado estadual e prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira, é um fato inadmissível e precisa ser alvo de investigação rigorosa. Nossa solidariedade à população de Sertânia e a Ângelo Ferreira. Que o prefeito consiga se recuperar plenamente para retomar seu mandato no município".

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, apelou para que a governadora Raquel Lira determine à SDS um acompanhamento especial desse caso para "que garanta a segurança não só da família de Ângelo, mas inclusive na própria cidade de Sertânia". Segundo Danilo, "tudo indica que o crime aconteceu por motivações de natureza política".

Daniel Coelho (PSD), candidato à Prefeitura do Recife se solaridazou com Ângelo: "Gostaria de prestar meu apoio e solidariedade ao prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira, que foi vítima de um covarde atentado nesta quinta-feira (29). Fomos contemporâneos na Assembleia Legislativa de Pernambuco e torço para que ele se recupere logo"

O deputado estadual José Patriota (PSB) também divulgou uma nota, dizendo que recebeu com "profunda consternação" a notícia da agressão sofrida pelo "amigo de longa data", Ângelo Ferreira.

"Ângelo é um parceiro incansável na luta pelo desenvolvimento do Sertão Pernambucano, alguém com quem compartilho uma história de trabalho e dedicação à nossa região. Desejo a ele uma pronta recuperação. Estamos juntos, Ângelo, com força e fé", disse o deputado.

Por meio de nota assinada pelo presidente do partido, Sileno Guedes, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) se solidarizou com o correligionário. Confira na íntegra:

"O PSB de Pernambuco recebeu com absoluta consternação a notícia referente à tentativa de homicídio sofrida pelo prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira, na tarde desta quinta-feira (29). O gestor foi inicialmente socorrido em uma unidade de saúde de seu município, sendo transferido depois para Arcoverde. Atualizações sobre seu estado de saúde serão informadas em tempo oportuno, respeitando a privacidade do paciente e de sua família. Detalhes sobre o crime devem ser apurados junto à Polícia Civil.

Nos últimos dias, o PSB já havia externado preocupação mediante a ocorrência de outros episódios de violência contra candidatos do partido em menos de um mês de campanha eleitoral. Hoje, a intolerância e a insegurança mancharam de sangue outra bonita campanha que o PSB vem fazendo, atentando contra um quadro histórico e que tantas transformações já promoveu em Sertânia.

Diante da gravidade do ocorrido, o PSB encaminhou, ainda nesta tarde, ofício à governadora Raquel Lyra solicitando celeridade e rigor na apuração do crime e pedindo proteção policial para o prefeito Ângelo Ferreira, para a candidata a prefeita de Sertânia pelo PSB Rita Rodrigues e para seus familiares. Além disso, peticionou que a Polícia Militar reforce a segurança da militância de todas as candidaturas postas na cidade e da população em geral para garantir que o período eleitoral transcorra de forma pacífica.

O PSB se solidariza com Ângelo Ferreira, está ao lado dele e de sua militância nesse momento e assegura que não permitirá que violências de qualquer conotação impeçam o livre exercício da democracia em Sertânia e em todas as partes de Pernambuco.  

Sileno Guedes
Deputado estadual e presidente do PSB de Pernambuco"

 

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) também emitiu uma nota, repudiando o ataque:

"A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) repudia veementemente o ataque sofrido pelo prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira (PSB), ocorrido nesta quinta-feira, 29 de agosto. Este ato de violência, que coloca em risco a vida de um gestor municipal, é inadmissível e inaceitável em uma sociedade democrática.De acordo com informações de familiares, Ângelo Ferreira está passando por cirurgia, neste momento, no Hospital Memorial de Arcoverde, após o procedimento, a equipe médica avaliará a transferência do prefeito para uma unidade hospitalar no Recife.

A Amupe expressa sua solidariedade ao prefeito e à sua família, desejando uma rápida recuperação. Esperamos que as autoridades competentes conduzam as investigações com celeridade para que os responsáveis por esse crime sejam identificados e punidos conforme a lei", disse a nota.

Essa matéria está em atualização

Veja também

Exército israelense anuncia que bombardeou sete alvos do Hezbollah no sul do Líbano
ORIENTE MÉDIO

Exército israelense anuncia que bombardeou sete alvos do Hezbollah no sul do Líbano

Saiba o que é o Mossad, apontado como arquiteto dos ataques a pagers e walkie-talkies
mundo

Saiba o que é o Mossad, apontado como arquiteto dos ataques a pagers e walkie-talkies

Newsletter