Prefeito de Sertânia sofre tentativa de assassinato
Ângelo Ferreira foi esfaqueado e transferido para o Hospital Memorial Arcoverde
O prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira (PSB), foi esfaqueado na tarde desta quinta-feira (29). O crime teria acontecido no centro do município, no Sertão, que fica a 313 km do Recife. Ângelo Ferreira foi socorrido, imediatamente, para um hospital local, mas foi transferido para o Hospital Memorial Arcoverde.
Segundo um familiar, o prefeito chegou ao hospital bem: "Ele chegou bem, orientado, conversando, consciente. Estamos aguardando mais informações e a possibilidade de transferência ou não para Recife. O quadro é estável. À princípio não corre risco de falecer. O suspeito entrou no carro e fugiu. Ainda não deu tempo de falar com a polícia", disse Paulo Ferreira, irmão do prefeito.
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), se pronunciou nas suas redes sociais: "Fiquei estarrecido com o atentado contra a vida do prefeito de Sertânia. Ângelo Ferreira, meu amigo, companheiro de partido e uma das pessoas mais sérias que conheço. É preciso dar um basta nesta onda de ódio e violência. As autoridades competentes precisam atuar com firmeza, punindo os culpados. Seguimos na torcida pela recuperação de Ângelo, pedindo a Deus que apoie sua família neste momento tão difícil".
A Frente Popular de Sertânia, coligação de Ângelo Ferreita, emitiu a seguinte nota: "Atentar contra a vida de alguém ultrapassa todos os limites da democracia, que significa governo do povo. Eleito pelo povo. Nós, da Frente Popular de Sertânia, repudiamos qualquer ato de violência e ódio. Após o ataque sofrido nesta tarde de quinta-feira (29), informamos que o prefeito Ângelo Ferreira está passando por atendimento. Prezamos pela paz, por isso, pedimos a todos que não vão às ruas e evitem conflitos e provocações.Pedimos calma nesse momento de comoção. Vamos todos fazer nossas orações em casa pela plena recuperação do prefeito".
O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto (PSDB), também se pronunciou, lamentando o ocorrido: "A tentativa de homicídio sofrida, nesta quinta-feira, pelo ex-deputado estadual e prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira, é um fato inadmissível e precisa ser alvo de investigação rigorosa. Nossa solidariedade à população de Sertânia e a Ângelo Ferreira. Que o prefeito consiga se recuperar plenamente para retomar seu mandato no município".
O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, apelou para que a governadora Raquel Lira determine à SDS um acompanhamento especial desse caso para "que garanta a segurança não só da família de Ângelo, mas inclusive na própria cidade de Sertânia". Segundo Danilo, "tudo indica que o crime aconteceu por motivações de natureza política".
Daniel Coelho (PSD), candidato à Prefeitura do Recife se solaridazou com Ângelo: "Gostaria de prestar meu apoio e solidariedade ao prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira, que foi vítima de um covarde atentado nesta quinta-feira (29). Fomos contemporâneos na Assembleia Legislativa de Pernambuco e torço para que ele se recupere logo"
O deputado estadual José Patriota (PSB) também divulgou uma nota, dizendo que recebeu com "profunda consternação" a notícia da agressão sofrida pelo "amigo de longa data", Ângelo Ferreira.
"Ângelo é um parceiro incansável na luta pelo desenvolvimento do Sertão Pernambucano, alguém com quem compartilho uma história de trabalho e dedicação à nossa região. Desejo a ele uma pronta recuperação. Estamos juntos, Ângelo, com força e fé", disse o deputado.
Por meio de nota assinada pelo presidente do partido, Sileno Guedes, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) se solidarizou com o correligionário. Confira na íntegra:
"O PSB de Pernambuco recebeu com absoluta consternação a notícia referente à tentativa de homicídio sofrida pelo prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira, na tarde desta quinta-feira (29). O gestor foi inicialmente socorrido em uma unidade de saúde de seu município, sendo transferido depois para Arcoverde. Atualizações sobre seu estado de saúde serão informadas em tempo oportuno, respeitando a privacidade do paciente e de sua família. Detalhes sobre o crime devem ser apurados junto à Polícia Civil.
Nos últimos dias, o PSB já havia externado preocupação mediante a ocorrência de outros episódios de violência contra candidatos do partido em menos de um mês de campanha eleitoral. Hoje, a intolerância e a insegurança mancharam de sangue outra bonita campanha que o PSB vem fazendo, atentando contra um quadro histórico e que tantas transformações já promoveu em Sertânia.
Diante da gravidade do ocorrido, o PSB encaminhou, ainda nesta tarde, ofício à governadora Raquel Lyra solicitando celeridade e rigor na apuração do crime e pedindo proteção policial para o prefeito Ângelo Ferreira, para a candidata a prefeita de Sertânia pelo PSB Rita Rodrigues e para seus familiares. Além disso, peticionou que a Polícia Militar reforce a segurança da militância de todas as candidaturas postas na cidade e da população em geral para garantir que o período eleitoral transcorra de forma pacífica.
O PSB se solidariza com Ângelo Ferreira, está ao lado dele e de sua militância nesse momento e assegura que não permitirá que violências de qualquer conotação impeçam o livre exercício da democracia em Sertânia e em todas as partes de Pernambuco.
Sileno Guedes
Deputado estadual e presidente do PSB de Pernambuco"
A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) também emitiu uma nota, repudiando o ataque:
"A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) repudia veementemente o ataque sofrido pelo prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira (PSB), ocorrido nesta quinta-feira, 29 de agosto. Este ato de violência, que coloca em risco a vida de um gestor municipal, é inadmissível e inaceitável em uma sociedade democrática.De acordo com informações de familiares, Ângelo Ferreira está passando por cirurgia, neste momento, no Hospital Memorial de Arcoverde, após o procedimento, a equipe médica avaliará a transferência do prefeito para uma unidade hospitalar no Recife.
A Amupe expressa sua solidariedade ao prefeito e à sua família, desejando uma rápida recuperação. Esperamos que as autoridades competentes conduzam as investigações com celeridade para que os responsáveis por esse crime sejam identificados e punidos conforme a lei", disse a nota.
Essa matéria está em atualização