Prefeito João Campos anuncia mais três secretários para o segundo mandato dele
Um dos escolhidos é Carlos Andrade Lima, que comandará a pasta de Desenvolvimento Econômico
O prefeito do Recife, João Campos (PSDB), continua usando a conta pessoal nas redes sociais digitais para anunciar, à prestação, a reforma administrativa para o segundo mandato dele. Nesta terça-feira (24), pouco depois do meio-dia, o gestor revelou que o advogado Carlos Andrade Lima será o secretário de Desenvolvimento Econômico do Recife.
Especula-se pelo menos dois nomes do União Brasil para ocupar cargos no primeiro escalão da prefeitura a partir de 2025. Carlos é o primeiro deles. O advogado foi candidato a senador na chapa de Miguel Coelho (UB) nas eleições de 2022 e também já havia sido candidato a prefeito do Recife no pleito de 2020.
Antes, ainda nesta terça, o prefeito confirmou a permanência de Milu Megale no comando da Secretaria de Cultura para a gestão que se inicia em janeiro de 2025. “A publicitária, que tem vasta experiência em gestão pública nas áreas de Marketing, Turismo e Cultura, continuará na condução do time experiente que é responsável pelos nossos equipamentos culturais, festivais consagrados e pelas grandes festas do nosso calendário: o Carnaval e o São João”, escreveu o prefeito.
Antes das 9h da manhã, João já havia adiantado, ainda, um novo nome, o do administrador de empresas Alexandre Rebêlo para gerir a nova pasta de Ordem Pública e Segurança do Recife. A pasta tem o objetivo coordenador órgãos e instituições municipais que atuam no cotidiano urbano da cidade e que abrange o Centro de Operações da Prefeitura (COP), a Guarda-Municipal (GMR), a Secretaria Executiva de Controle Urbano e a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (UPE), Rebêlo iniciou a carreira na Secretaria da Fazenda de Pernambuco, onde ingressou por concurso público no cargo de auditor Fiscal de Tributos Estaduais. Em sua vida na gestão pública, participou da criação e implantação do modelo de gestão “Todos por Pernambuco”. Participou ainda da criação e coordenação da Área de Gestão por Resultados do Pacto pela Vida, do Pacto pela Educação e do Pacto Pela Saúde.
A lista em conta gotas do prefeito teve início no domingo (22), com três posts diferentes. O primeiro secretário anunciado para o segundo mandato de João foi Fred Amâncio, que continuará liderando a pasta de Educação. O segundo nome revelado foi o de Pâmela Alves, que já havia sido secretária Executiva de Saúde e de Turismo e Lazer do Recife, para a Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome.
Leia Também
• João Campos une nomes técnicos e políticos no secretariado
• “Saio da Prefeitura, não do time de João Campos”, diz secretário de Governo Aldemar Santos
• João Campos anuncia Isabella de Roldão para a Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional
A pasta que será comandada por Pâmela possuía condição de secretaria executiva e foi elevada ao primeiro escalão. No terceiro post, o prefeito anunciou que o jornalista Gilberto Prazeres continuará à frente do Gabinete de Imprensa do Recife.
Na segunda-feira (23), o quarto nome revelado foi da odontóloga Luciana Albuquerque, que seguirá à frente da secretaria de Saúde. Entre as ações dela na primeira gestão estão a criação do modelo USF+ e a implantação de novos centros TEA.
No mesmo dia, o prefeito surpreendeu, anunciando como secretário de Relações Institucionais Raul Henry. Experiente em cargos do legislativo e do executivo, Henry vai ocupar cota do MDB na gestão João Campos. Ele foi ligado ao ex-governador Jarbas Vasconcelos na maior parte da sua trajetória política. Já foi deputado federal, deputado estadual, vice-prefeito do Recife e vice-governador de Pernambuco na gestão de Paulo Câmara.
Algumas horas depois, Rafael Cunha, que é servidor público federal do Ministério da Gestão e Inovação, foi anunciado como secretária de Ciência e Tecnologia. A vice-prefeita neste primeiro mandato de João, Isabella de Roldão, foi anunciada, momentos depois, como secretária de Trabalho e Qualificação Profissional a partir de 2025, mantendo o PDT com cargo no primeiro escalão da prefeitura.
Há ainda 18 secretarias municipais sem nomes confirmados. Todos deverão ser anunciados até o próximo dia 31.