Prefeitos levam a pauta municipalista para Marcha dos Prefeitos em Brasília
Gestores municipais de todo o País participam de marcha dos prefeitos.
Prefeitos de todo o Brasil desembarcam em Brasília, hoje (20), para participar da Marcha dos Prefeitos. O evento se estende até a próxima quinta-feira (23). Foram convidados líderes como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. O ato é promovido pela Confederação Brasileira de Municípios (CNM).
Desoneração
Um dos temas que será debatido pelos prefeitos é a desoneração da folha de pagamento dos municípios. Na última sexta-feira (17), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, suspendeu por 60 dias a liminar para restaurar a desoneração.
O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, apesar de celebrar a decisão momentânea do ministro do STF, convocou os prefeitos para que continuem vigilantes, principalmente pelo avanço da matéria no Congresso Nacional.
“A nossa luta continua. Precisamos agora garantir a aprovação da Emenda de Plenário 06 à PEC 66/2023 no Senado para tornar a desoneração da folha uma medida permanente aos municípios. Hoje, temos R$ 248 bilhões de dívidas só no RGPS e, se nada for feito, daqui a pouco chega a R$ 1 trilhão essa dívida”, argumenta o líder municipalista.
Debates
Os quatro dias de evento contam com uma programação variada, com discussões sobre os temas: pacto federativo, desoneração da folha de pagamento dos municípios, movimento das mulheres municipalistas, royalties, dentre outros. Acontecem, em paralelo, salas temáticas com diferentes temas de interesse das gestões.
“O que veremos em Brasília nestes três dias serão prefeitos de todas as regiões do Brasil, unidos e unidas para alcançarmos conquistas que possam ter reflexo na ponta, na melhoria da qualidade de vida do povo pernambucano. Não dá pra deixar como está, vamos em busca do diálogo”, frisou o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia.